Para os portugueses, o conceito de tudo incluído não é novidade, mas é algo procurado sobretudo no verão. Mas há mais de 65 anos que existe também essa versão na neve e o Club Med, pioneiro neste tipo de oferta, é disso exemplo quando estabeleceu o primeiro resort nas montanhas, em 1956, na vila suíça de Leysin.

Atualmente com vários resorts nos Alpes franceses, suíços e italianos, uma das mais recentes novidades é o Club Med Tignes, dedicado sobretudo às famílias e às viagens de luxo, numa alusão ao momento em que o grupo mudou de paradigma, em 2004, e deixou de ter o foco no turismo de massas, como explicou Henri Giscard d’Estaing, presidente do Club Med, no evento de apresentação do projeto.

“Nós inventamos o conceito de resort com tudo incluído. É claro que temos sido muito copiados e esta foi uma forma de nos diferenciarmos dos nossos concorrentes”, afirmou Henri Giscard d’Estaing.

“Estamos aqui desde 1958, mas este é um novo capítulo. Um resort premium desenhado para famílias de todo o mundo”, evidenciou ainda em relação à reformulação dos espaços do hotel, que teve sobretudo uma grande preocupação em ser um projeto sustentável.

Isso é visível nos mais de 100 painéis solares que se encontram nas fachadas do hotel assim como na aposta no desenvolvimento de um sistema de bombas de calor que reaproveitam a água dos banhos de forma a utilizar essa energia para o aquecimento da água no hotel. O consumo de energia também está a ser reduzido ao monitorizarem todos os espaços do resort de forma a não haver desperdício.

A temporada de neve começou e este hotel é a mais recente novidade dos Alpes franceses
créditos: Daniela Costa

O hotel segue também uma política de plástico zero, tendo para venda garrafas de alumínio aos hóspedes e disponibilizando pontos de água onde as garrafas podem ser utilizadas. Há ainda a aposta no consumo de produtos locais. Um dos exemplos referidos, além da alimentação, foram os skis que estão disponíveis para empréstimo no hotel, que foram produzidos com material reciclado e localmente nos Alpes.

As comodidades do hotel

Os quartos

Este renovado hotel conta com 430 quartos, divididos em três categorias: superior, deluxe e suite exclusive collection. As suites superiores e deluxe têm três opções entre quarto simples com capacidade máxima para três pessoas e quartos comunicantes e familiares, até cinco e quatro pessoas, pensado sobretudo para famílias.

A temporada de neve começou e este hotel é a mais recente novidade dos Alpes franceses
Suite superior. créditos: Divulgação

Os quartos têm uma decoração com detalhes em madeira e são a continuação da decoração dos espaços comuns, da responsabilidade do arquiteto Jean-Philippe Nuel.

“Quando chegamos a um algum lugar como este, sentimos entusiasmo. É como se estivéssemos num filme: a aldeia abre-se para uma encosta, que é branco brilhante no inverno e gloriosamente verde no verão – como num quadro abstrato. A cor, assim como nas obras de arte, realçam o todo”, afirma o arquiteto, partilhando a sua inspiração na decoração dos espaços.

Os restaurantes

Há dois restaurantes disponíveis: o Le Val Claret – restaurante buffet onde é servido o pequeno-almoço, almoço e jantar, e o Le Solstice, um lounge gourmet com opções à carta e que está aberto para almoços tardios e jantares.

Apesar de o Le Val Claret ser um restaurante buffet, uma das preocupações do resort é garantir ofertas personalizadas de acordo com as nacionalidades hospedadas no hotel, através do planeamento de refeições tendo em conta a lotação do espaço, de forma a evitar o desperdício alimentar.

A temporada de neve começou e este hotel é a mais recente novidade dos Alpes franceses
créditos: Divulgação

As refeições são temáticas, com destaque para produtos locais. Cogumelos cozinhados de várias maneiras, batatas da região ou a célebre raclette, são alguns dos destaques da secção de entradas, que mudam dia a dia. Além disso há uma oferta diversificada tanto na secção de carne como na de peixe e há ainda opções vegetarianas, além do buffet de saladas e sobremesas. E se é amante de sopa, há uma nova receita em cada refeição.

Ao contrário do que acontece normalmente neste tipo de resort, o Le Solstice está disponível todos os dias da semana, não havendo limitação de visitas. A única condição é fazer uma reserva de cada vez, ou seja, não é possível reservar mesa por vários dias à chegada. Cada vez que quiser visitar o Le Solstice, terá de o fazer no dia.

A temporada de neve começou e este hotel é a mais recente novidade dos Alpes franceses
créditos: Divulgação

Neste restaurante, além dos pratos à carta, está ainda à disposição um exclusivo menu de vinhos, onde se destacam opções vintage e locais. Destaque também para o piano de cauda que toca sozinho, contribuindo para a música ambiente do espaço.

Ski ou snowboard

Pensando não apenas em apreciadores, mas também naqueles que nunca experimentaram umas férias na neve, no Club Med está também incluído cerca de 25 horas de aulas, para crianças, a partir dos quatro anos, adolescentes, a partir dos 11, e adultos, a partir dos 18, ao longo de cinco dias, entre segunda e sexta-feira. As aulas são organizadas por níveis de aprendizagem em grupos até 12 alunos. Os instrutores falam no mínimo francês e inglês.

Uma das coisas em que o Club Med se destaca é o facto de ser conhecido pelo conceito de ski in/ski out, em que os hóspedes podem sair a esquiar do hotel diretamente para as pistas ou teleféricos. A estação de Tignes Val d'Isère tem cerca de 300 km de pistas.

A temporada de neve começou e este hotel é a mais recente novidade dos Alpes franceses
créditos: Daniela Costa

O resort tem também uma Ski Pro Shop onde é possível alugar equipamento de ski e snowboard (dos skis e pranchas a botas ou capacetes) da marca Rossignol, comprar proteções e ter aconselhamento adequados à idade, nível e condições de ski. Se optar por levar o seu próprio equipamento pode fazer a manutenção – reparação e enceramento.

A ski room é um lugar de passagem obrigatória para todos os esquiadores e snowboarders, dotada de cacifos para guardar todo o equipamento. Estes são numerados de acordo com o número do quarto e são abertos com a mesma pulseira. Aqui há também um recanto com bebidas quentes, sumos e pastelaria em regime self-service.

Uma coisa que distingue também o Club Med dos demais é o facto de o ski pass ou forfait de acesso às pistas, teleféricos ou funiculares estar incluído no valor da estadia.

Kids Club

Num resort que se quer familiar, uma das áreas mais importantes é o kids club. A título de curiosidade, o Club Med foi também o criador deste conceito, que já existe nos seus resorts desde a década de 1960.

No caso de Tignes, existe o Petit Club Med, para crianças de dois a três anos, sendo este um extra, o Mini Club Med para crianças dos quatro aos 10 anos e o Junior Club Med, reservado a adolescentes dos 11 aos 17 anos. Estes últimos dois estão incluídos no preço inicial. As atividades são adaptadas a cada faixa etária, onde se incluem as aulas de grupo de ski.

Existe ainda o Club Med Baby Welcome, um serviço que pode ser reservado com antecedência, sem custos adicionais, em que é possível reservar equipamentos para bebé (dos 0 aos 23 meses) e criança no quarto, um carrinho de bebé de substituição emprestado e solicitar boiões de refeição salgadas e doces.

Há ainda a possibilidade de reservar um serviço de babysitting, por um valor extra, para bebés e crianças a partir dos quatro meses.

O Kids Club funciona de segunda e sábado, entre as 9h e as 21h, encerrando aos domingos.

A temporada de neve começou e este hotel é a mais recente novidade dos Alpes franceses
créditos: Divulgação

Espaços de lazer

Se a pretensão nas férias não for apenas esquiar, há outros espaços do resort que podem ser explorados, nomeadamente o Spa by Sothys e as piscinas interior e exterior (leia mais aqui) e o ginásio.

No ginásio, além das máquinas de cardio há também aulas de RPM ou ciclismo indoor e aulas de yoga e meditação desenvolvidas por Herberson Oliveira, em horários que podem ser consultados na receção do resort.

A temporada de neve começou e este hotel é a mais recente novidade dos Alpes franceses
créditos: Divulgação

O bar Equinoxe pode ser considerado o centro do resort. Dependendo da hora, há mudança de ambientes desde o mais calmo durante o dia a um ambiente de festa, com um buffet de aperitivos e bebidas a partir das 19h e espetáculos ao vivo depois da hora de jantar. Estes podem ser consultados na app do Club Med.

Outro espaço comum é o terraço, que conta com um bar exterior, o Energy, onde pode desfrutar da vista para os montes brancos e relaxar, entre a prática de ski.

Espaço Exclusive Collection

Se um dos pontos em que o Club Med se pretende destacar é a experiência de luxo, no Club Med Tignes há o Espaço Exclusive Collection.

A temporada de neve começou e este hotel é a mais recente novidade dos Alpes franceses
créditos: Divulgação

Trata-se de uma área privada com as suites mais elegantes, 25 no total, um welcome lounge, com lareira, onde é possível fazer-se o check-in e check-out, e com um serviço de concierge, com o acompanhamento de um mordomo ao longo de toda a semana de estadia.

Há também a possibilidade de usufruir do pequeno-almoço continental no quarto e existe um serviço de bar de champanhe a partir das 18h.

A temporada de neve começou e este hotel é a mais recente novidade dos Alpes franceses
créditos: Divulgação

As reservas no resort de Tignes acontecem de domingo a domingo, ao contrário de outras estâncias dos Alpes, que o fazem no sábado. Esta é também uma estratégia da empresa uma vez que pretende poupar os hóspedes ao excesso de tráfego nas estradas alpinas. Para janeiro de 2023, uma reserva em quarto duplo deluxe começa nos 2610€, por pessoa, sem viagem incluída.

A temporada de neve começou e este hotel é a mais recente novidade dos Alpes franceses
créditos: Divulgação

Nas palavras de Henri Giscard d’Estaing “o que o nosso hóspede precisa para as suas férias? De sentir-se livre e liberto de qualquer responsabilidade. Uma experiência sem qualquer atrito. Uma sensação ótima, o mais personalizada possível”. Se o conseguimos no Club Med de Tignes depois da nossa estadia? Sim, sem dúvida.

O SAPO Lifestyle visitou Tignes a convite do Club Med.