Partilho com vocês as minhas sugestões para termos um lar mais espaçoso e leve, sem termos que comprar uma casa nova nem que gastar muito dinheiro.

1. Móveis multifuncionais

A minha primeira sugestão é aproveitar os móveis existentes e transformá-los em soluções multifuncionais para ganhar mais espaço. Pode ser um pousa-pés ou puff rígido, que possa funcionar também como mesa de centro ou uma cama onde seja possível aproveitar o espaço de baixo, para colocar caixas com o que não usa regularmente, como almofadas extra ou bolsas de viagem.

2. Paredes e alturas

Quadros e molduras são ótimos elementos decorativos, mas também pode aproveitar o espaço das paredes para arrumação. Prateleiras e vasos pendurados pelo teto são algumas sugestões para optimizar estas áreas, por vezes esquecidas e tão importantes na organização da sua casa.

3. Interior de armários

Os interiores das portas dos armários da cozinha, dos roupeiros ou da dispensa são excelentes aliados na hora de aproveitar o espaço. Coloque ganchos (adesivos para não furar) e aproveite para pendurar a esfregona, a vassoura, o cabo do aspirador, caixas com utensílios que usa mais regularmente, sacos de plásticos, etc.

4. Upgrade do roupeiro

Sem ser por medida, é muito difícil encontrar roupeiros com uma organização que valorize e optimize o espaço disponível. Ou têm prateleiras muito altas, ou pouco varão, ou muito varão, ou gavetas com pouca altura, ou poucas gavetas. É impossível que um roupeiro funcione para todas as pessoas. Quando tem espaço vazio em altura, por exemplo na zona inferior da área do varão ou tem as prateleiras com uma grande altura, experimente colocar uma caixa que ocupe a altura total para utilizar como gaveta e ao mesmo tempo, criar harmonia visual.

5. Espaços esquecidos nas cozinhas

A cozinha ideal depende de cada pessoa, mas existem regras simples para um bom funcionamento da cozinha e do ato de cozinhar. Ter os utensílios essenciais à mão é uma delas. Existem soluções maravilhosas de organização de parede que lhe podem poupar algum tempo, como um íman para facas, um apoio para detergente e esponja, varão para pano da loiça ou apoio para as especiarias. Desta forma estará a desocupar o balcão da cozinha, a torná-lo mais leve e a facilitar a limpeza do mesmo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.