O objectivo da massagem biodinâmica é facilitar o encontro com a nossa essência, proporcionando o equilíbrio que permita o desenvolvimento psico-espiritual.

O nosso corpo regista todas as nossas experiências, mesmo as que não nos lembramos. Guarda também memória de todas as emoções, as que nos deram prazer, as que nos assustaram e as que preferimos recalcar.

Os sentimentos que “aprendemos” a esquecer encontram caminho no nosso inconsciente para limitar as nossas vidas. Assim, surgem os bloqueios, a energia congelada das emoções reprimidas. Com essa energia “indisponível”, perdemos contacto com uma parte de nós próprios, afastamo-nos da nossa alma, temos sentimentos de vazio e falta-nos alegria de viver.

A estagnação energética prolongada somatiza-se e pode provocar sintomas: dor de cabeça, insónia, prisão de ventre, ansiedade e cansaço, entre outros, que se forem ignorados podem vir a gerar doenças.

Felizmente o corpo tem os seus próprios mecanismos de auto-regulação. Chamamos auto-regulação à dança entre os pólos activo e passivo da vida, equilibrando a actividade exterior com o encontro connosco próprios, no descanso, no relaxamento, deixando assentar a “poeira da vida”.

O objectivo da massagem biodinâmica é facilitar o encontro com a nossa essência, proporcionando o equilíbrio que permita o desenvolvimento psico-espiritual.

Veja "O que acontece numa sessão?" na próxima página.

O que acontece numa sessão?

A massagem biodinâmica faz parte da Psicologia biodinâmica, criada por Gerda Boyesen e integra-se nas terapias psico-corporais que representam uma síntese ocidental entre psique e corpo.

Gerda descobriu que os problemas emocionais e psicológicos ficam registados nos músculos e orgãos do corpo, em especial nos intestinos, que viu como tendo uma dupla função, digerir os alimentos e o stress.

Através de técnicas de massagem procura-se libertar a tensão física e emocional, desbloqueando a respiração e com ela, o fluxo energético no corpo.

Em geral uma sessão dura uma hora. A primeira começa com uma conversa sobre a história médica e pessoal e a definição de objectivos.

As sessões podem incluir apenas massagem, uma conversa ou ambas.

Também são utilizados exercícios energéticos, quando necessário.

O tratamento pode despoletar velhas recordações ou provocar manifestações emocionais que a pessoa será encorajada a expressar falando ou agindo.

A frequência e continuidade das sessões deverá permitir não só desbloquear as emoções mas concluir o processo de as integrar eliminando condicionamentos físicos, somatizações e criando novos padrões de comportamento mais conscientes.

Associação de Massagem Biodinâmica em Portugal

por Maria Antonieta
Terapia Psicocorporal e Terapia Regressiva Integral
(Cascais e Lisboa)
Marcações pelo Tlm: 96 755 8942

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.