Ogum é o Deus da guerra. O seu nome significa luta, briga, batalha. Filho de Yemanjá, irmão de Exu e Oxossi. Ogum era um caçador tranquilo, até que um dia ao voltar da sua caçada vui a sua casa e a sua família ameaçada por guerreiros de terras distantes. Ao ver a sua casa em chamas e os seus entes queridos pedindo socorro, Ogum encheu-se de ira e, sozinho, cheio de ódio aniquilou todos os agressores. A partir desse momento Ogum ensinou o irmão Oxossi na arte da caça, despediu-se dele e da mãe e partiu pelo mundo, com o objectivo de vencer e conquistar.
Gum é a divindade da metalurgia, do ferro, aço e outros metais fortes. Ogum é a força incontrolavel e dominadora, do movimento, do choque. Ele é o poder do sangue que corre nas veias e está presente em momentos de impacto e muito fortes.
Ogun é franqueza, decisão, convicção, o facto consumado. Ogun é o empilhamento de metais, a bateria que gera a energia, a pilha; é a própria energia, vibrante, incontrolável, devastador, Ogun é a vida na sua plenitude.
Dados:
Dia: terça-feira
Data: 13 de junho
Metal: ferro
Cor: Azul-marinho e Verde
Parte do corpo: mãos, sangue
Arquétipos: impetuosos, autoritários, cautelosos, trabalhadores, desconfiados e um pouco egoístas
Símbolos: espada, faca e facão
Fonte: Mãe Tina de Oyá
Comentários