Saúde é ordem; doença é desordem. Dentro do corpo há uma constante interacção entre ordem e desordem.

O ambiente interno do corpo está constantemente em reacção ao ambiente externo. A desordem ocorre quando há desequilíbrio entre ambos.

Os desequilíbrios do corpo e da mente são responsáveis pela dor e mágoa físicas e psicológicas. O desequilíbrio causador da doença pode originar-se na consciência sob a forma de alguma percepção negativa e depois manifestar-se na mente, onde a semente da doença pode repousar no subconsciente mais profundo, na forma de raiva, medo ou apego.

Estas emoções manifestar-se-ão dentro do corpo através da mente, que por sua vez irão afetar a resistência natural do corpo, tornando corpo e mente vulneráveis.

Por vezes, o desequilíbrio causador do processo doença pode ocorrer primeiro no corpo e depois manifestar-se na mente e na consciência.

A alimentação, os hábitos de vida e ambientes com atributos semelhantes à nossa constituição, serão antagónicos aos tecidos corporais. Por exemplo o VATA (biótipo ou dosha constituído pelos elementos ar e éter) em desequilibrio, pode gerar medo, alteração do sistema nervoso e DEPRESSÃO .
Há assim, uma ligação direta entre alimentação, hábitos, ambiente e desordens emocionais.

A depressão ou transtorno depressivo maior é um estado mental de desespero crónico ou tristeza. A pessoa que sofre de depressão tende a afastar-se da vida social ativa, isolar-se e consequentemente agravar ainda mais a condição.

É considerada Depressão clínica quando a pessoa se sente excessivamente triste, cansada, insatisfeita, sem razão aparente. Uma pessoa com depressão clínica não consegue encontrar motivação para agir.

Há uma variedade de técnicas usadas no Ayurveda para efetivamente elevar o estado mental de uma pessoa. Através desta ciência, os métodos para o tratamento da depressão são completamente livres de efeitos secundários ao mesmo tempo que a recorrência da depressão aos níveis anteriores também é rara na cura de depressão.

Os principais requisitos de tratamento ayurvédico para cura desta patologia, incluem: meditação, massagem, disciplina na alimentação e respetivos horários, evitando comer frequentemente alimentos pesados, como por ex. carne; ingerir mais frutas e muita água; dormir e acordar cedo, fazer exercicio, mesmo que seja caminhar, colocando o corpo num estado ativo e equilibrado.

De acordo com o Ayurveda um desequilíbrio dos três doshas (vata, pitta e kapha) de tridosha e a ignorância geral sobre nós próprios contribuem para um estado deprimido.

A menor comunicação entre os neurônios do cérebro, deixa a pessoa lenta , sem força e sem vontade.

Porquê afundar (-se) se pode mergulhar?

Consultas de Medicina Ayurvédica com Dr. Latheef
No Brahmi sob marcação

Texto de: Vera Bilé/Terapeuta

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.