Conceição Espada, astróloga humanista, esteve presente numa Palestra dedicada à Astrologia, no ISPA, em Lisboa, onde fez uma abordagem ao trabalho que desenvolve no âmbito da Astrologia e à técnica, muito particular, que utiliza em Workhops, no Ensino, e em trabalhos de terapia: O AstroDrama e a AstroDança.

Para esta astróloga a vantagem do AstroDrama - AstroDança é a possibilidade de oferecer a cada pessoa uma vivência e experiência da Astrologia. Uma forma simples e fácil de ensinar - como se ensina a uma criança - a linguagem (a Astrologia) mais completa e universal que entende existir.

O AstroDrama e a AstroDança "é uma vivência e uma experiência da Astrologia (...). A Astrologia Humanista ajuda o Homem a uma compreensão profunda e total, ao auto-conhecimento. E também assim a compreender os outros".

Uma abordagem astrológica que se processa a diversos níveis, mas sempre com a perspectiva da pessoa poder vivenciar, pela música ou pela representação, a sua experiência pessoal. Um processo que recorre a técnicas como o PsicoDrama, a Psicologia das Constelações Familiares, a Dança e a Representação do Mapa Natal.

. PsicoDrama - Através do qual se dramatiza, representa, um (o) problema da pessoa.

. Psicologia das Constelações Familiares - Um quadro onde são escolhidos os intervenientes que vão representar os personagens do "drama". E também quem a vai representar a ela própria (à pessoa), com o acompanhamento do terapeuta.

Veja a continuação do artigo na próxima página

. Dança - A Dança e a música como formas de expressão, em que a pessoa sente os bloqueios ou contracções que possa ter a determinados níveis.

. AstroDrama - É uma interacção terapêutica, que desenvolve exercícios a dois ou em grupo. Vivencia-se a carta de uma pessoa. Vivenciá-la no Zodíaco. É representado o mapa, com os planetas. São escolhidas pessoas com energias semelhantes com as da pessoa a ser "representada". É uma sintonia com o arquétipo, que é vivenciado e dramatizado. É um teatro em que no centro está sentada a pessoa e rodeado pelos actores do seu mapa. Colocados nas casas próprias e formando os aspectos do mapa.

Há um objectivo de compreensão do mapa, das facilidades, dificuldades, bloqueios, etc. Toda a sua história: representada, sentida e vivida. Pela sua vivência pessoal.

"Com estes quatro pontos aprende-se Astrologia vivendo-a". (Conceição Espada)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.