A tensão entre Saturno e Neptuno vai assolar o 2016 até meados de setembro, considera-se este aspeto estar entre a fantasia e o limite, a falta de fé, de esperança é a palavra chave deste aspeto tal como desencanto, desilusão, tristeza e solidão.

Para as pessoas que possam ter contatos com este aspeto podem experimentar uma profunda teimosia inconsciente e auto-sabotadora. Geralmente, têm embates dolorosos, situações muito difíceis de se concretizar e acabam por fracassar, corresponde a uma diluição total de vida.

O aspeto Saturno Neptuno reveste-se do fracasso com a frase típica “eu não posso ter aquilo que quero”. Estas pessoas têm uma tendência nata para se preocuparem excessivamente com tudo aquilo que nunca irá acontecer, Saturno rege o medo, Neptuno a fantasia, assim existe um exagero exponenciado e fora de realidade (sonho) que poderá levar a que as pessoas vivam sempre entre o pessimismo e o medo.

Também uma das caraterísticas deste aspeto é que as vidas podem parar, Saturno simboliza o trabalho, a carreira a produção, Neptuno o esquecimento, as falhas de memoria, acontecimentos de ordem maior, podendo existir uma combinação alternada de fases de esforço, arrumação com eficiência (Saturno), com outra que vive opostos ou seja sonho, fica paralisada sem produzir (Neptuno).

A depressão pode ser uma das consequências deste aspeto, devido à grande melancolia e pessimismo tal como a saudade de alguma coisa que se quis e não se teve, ou se teve e perdeu, tal como uma profunda solidão. Este trânsito como limita e dilui a parte material da vida, convida o ser a olhar para dentro de si próprio e obviamente a elevar-se espiritualmente.

Compreende-se assim que este aspeto possa motivar tanta procura, quanto crises filosóficas e espirituais, tendo em conta que é um aspeto de tensão, existe a possibilidade de atraírem pessoas ligadas à espiritualidade com pouca ética. Podemos dizer que irá existir a fragmentação e diluição de estruturas religiosas, políticas e econômicas; endurecimento ou desintegração de sistemas religiosos.

Saturno o cético, em disputa com Neptuno o que vê anjos no céu e a sanidade nos loucos nos incorrigiveis.

Por vezes parece que a pessoa com este aspeto de Saturno Neptuno, se vai reerguer, persistir e começar de novo em alguma outra coisa ainda com medo, com a secreta mentira ou armadilha de Neptuno.

Toda a via, existe vontade de reagir, mas Saturno / Neptuno também reage ao medo do tempo, logo o tempo não trará o que foi prometido e se esgotará no infinito.

Se consideramos as grandes contradições que estes dois planetas representam, logo entendemos porque seus ciclos são tão desconfortáveis, enigmáticos de se lidar, tanto no plano individual provoca divórcios, diluição de vida, desencanto em termos familiares e no plano social, económico e politico é a insegurança, o espartilho (saturno) financeiro, as obrigações, as limitações que levam a um desencanto, desmotivação, desilusão um querer fugir da realidade por ela se apresentar tão dura.

Cristina Candeias

Sobre a autora:

Cristina Candeias

Astróloga desde 1996, é uma das caras mais conhecidas da astrologia nacional.

Consultas Presenciais no Porto e Lisboa

Tlm: 96 455 33 53 - 91 696 54 53

E-mail: cristina.candeias2007@gmail.com

http://www.cristinacandeias.pt/