No dia 2, Júpiter, o planeta da expansão, das oportunidades e da sorte, mudou de signo, após 12 meses passados em Sagitário. Esta não é a posição mais confortável para Júpiter mas, uma vez que Capricórnio receberá outros signos ao longo do próximo ano, esta primeira mudança começa a preparar-nos para o que aí vem.

Saturno e Plutão já estão neste signo, e o seu encontro, logo no início de 2020, será um dos acontecimentos mais significativos dos próximos tempos, criando condições para que haja profundas transformações, não só a nível individual, mas na Humanidade em geral e no mundo como o conhecemos. O governo, a economia e o setor bancário sofrerão a influência deste movimento que, apesar de acontecer apenas em janeiro, começa já a fazer-se sentir.

A título individual, começamos já a ser levados, pelas situações e circunstâncias, a libertarmo-nos de restrições e daquilo que já não está a resultar.

Saturno e Plutão incentivam-nos a expandir os nossos limites e a apostar no nosso crescimento - por isso, comece já a definir em que áreas e aspetos da sua vida sente necessidade e vontade de fazer esta evolução, definindo as suas intenções nesse sentido.

No dia 11, a Lua Cheia em Gémeos pode apresentar-nos desafios, nomeadamente apresentando-nos verdades nuas e cruas a respeito de relacionamentos ou questões financeiras. A época festiva vai centrar-se nestas áreas mas esta Lua Cheia vai já começar a fazer-nos pensar mais nesses assuntos. Esta é a última Lua Cheia antes dos eclipses e vai ajudar-nos a encarar a verdade em relação aos nossos sentimentos e às nossas finanças, fazendo-nos assumir a responsabilidade pelas nossas escolhas e decisões, fazendo-nos preparar para os próximos passos que teremos que dar a estes níveis. A conjunção de Saturno e Plutão, que ocorre no dia 12 de janeiro de 2020, começará também a ser ativada por esta Lua Cheia. As mudanças que a união de forças destes dois planetas irá trazer não são passageiras - elas vão mudar o rumo da sua vida, marcando uma profunda transformação interior.

A conjunção de Saturno e Plutão é um acontecimento muito raro, que só ocorre a cada 35 - 37 anos. Estes eventos tiveram sempre uma conotação negativa, pois são dois planetas difíceis e que trazem peso à nossa vida. No entanto, eles têm, também, uma profunda capacidade de incentivar a reconstrução, pelo que haverá muito a ser construído e a crescer sob esta influência.

No dia 21, o Sol entra em Capricórnio, ao mesmo tempo que acontece, no Hemisfério Norte, o Solstício de Inverno, a noite mais longa do ano. Este é o momento para pensar em metas para o futuro, fazer os pedidos e definir as intenções necessárias para alcançá-las. A energia de Capricórnio, um signo ponderado, determinado e prudente, vai ajudar-nos a apostar em objetivos realistas, que podemos concretizar dentro dos próximos meses.

Na madrugada de 26 de dezembro ocorre um eclipse solar, com a Lua e o Sol em Capricórnio, que irá trazer-nos clareza e ajudar-nos a definir melhor o caminho por onde devemos seguir. É tempo de nos virarmos para dentro de nós mesmos, ainda que continuemos a celebrar em família, para valorizar o nosso progresso e agradecer por tudo o que aprendemos.

Se houver mudanças a acontecer na sua vida, não lhes crie resistência. A energia do mês de dezembro pede-lhe que confie no Universo, deixando ir o que tiver de ir, estando disponível e atento ao que começa a despontar, trazendo uma nova luz à sua vida.

Seja benevolente consigo mesmo. Não importa se o ano que está a terminar não correspondeu às expetativas que tinha para ele, nem importa se fez planos que nunca chegaram a concretizar-se. Não sobrevalorize os erros que cometeu, porque está na altura de seguir em frente com as aprendizagens que eles lhe trouxeram. É tempo de saber perdoar-se a si e aos outros, e para celebrar a sua vida, no ponto exato em que ela se encontra. Confie que, o que quer que tenha saído da sua vida, já não tinha lugar nela para o acompanhar em 2020. Confie que, o que quer que surja no seu futuro, vai ajudá-lo a avançar e a ir mais longe do que alguma vez julgou ser possível.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.