Este ano, pelo quarto ano consecutivo, o rosto amarelo com uma lágrima de alegria volta a ser o emoji preferido dos cibernautas. De acordo com os dados avançados pela empresa tecnológica Google, em segundo lugar, surgem três emojis com corações, seguidos pelo emoji contente, pelo emoji chorão e, por fim, pelo emoji que pisca o olho, pelo emoji de óculos escuros e por dois emojis sorridentes que mostram os dentes.
Apesar do LOL emoji, do kissing with hearts emoji, do heart eyes emoji, do love emoji, do smiling emoji, do crying emoji, do grinning emoji, do winking emoji, do sunglasses emoji e do happy emoji figurarem no topo de preferências dos utilizadores, são muitas as (outras) figuras coloridas, mais de 2.800, que representam as emoções humanas que existem e que milhões de pessoas usam diariamente em todo o mundo.
Apesar de se notarem tendências comuns, a verdade é que nem todos o fazem da mesma forma, como confirmam muitas das estatísticas disponíveis. As pessoas que habitualmente se expressam em inglês usam mais o kissing emoji. O laughing emoji surge em segundo lugar, seguido do happy emoji.
No site de vídeos YouTube, também propriedade da Google, os emojis com uma expressão feliz são, em média, cinco vezes mais utilizados do que os que exibem um ar triste e/ou infeliz.
Nos comentários dos 10.000 vídeos mais populares nesta plataforma, pelo menos, essa é a regra, noticia a empresa. Entretanto, aproveitando o Dia Mundial do Emoji, que hoje se comemora pela quinta vez, a Apple, rival do gigante tecnológico que lidera o mercado mundial das pesquisas online, anunciou a criação de 70 novos emojis para os dispositivos da marca, incluindo o iPhone, o iPad, o Apple Watch e os comptuadores Mac.
Por que é que os cibernautas gostam de recorrer a emojis
Muitos especialistas não têm dúvidas. Os cibernautas, sobretudo os millennials, gostam de recorrer a emojis porque simplificam a comunicação. "Num mundo virtual onde há pessoas que não conseguem exprimir pensamentos e ideias com palavras, muitas das vezes, os emojis falam por si próprios, amplificando o conteúdo da mensagem, uma vez que representam emoções humanas", afirma a Patricia Catan.
"Para além disso, são também uma forma criativa de comunicar com os amigos e com a família", refere a autora de uma análise publicada hoje na edição online do jornal SunStar. "Para os entusiastas visuais, que adoram contar histórias através de imagens, esta é uma forma divertida de o fazer", acrescenta ainda. Outra das vantagens é a interação maior que acabam por gerar nas trocas comunicacionais que se geram.
"Os emojis desempenham, sem qualquer sombra de dúvida, um papel significativo na [atual] era digital, uma vez que entusiasmam e divertem as pessoas, especialmente os millennials", sublinha Patricia Catan. "Menos é mais [também] no mundo virtual e, com os emojis, não há perguntas nem são necessárias explicações. Eles têm o poder de comunicar muito com pouco, sendo também visualmente apelativos", realça ainda.
Comentários