Paula Falcão é licenciada em Design pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde compreendeu que a sua paixão pelos materiais a levariam a optar pelo design de produto.
É criadora de peças únicas, como a Mother's Bag, premiada recentemente em Hong Kong com o prémio mundial de melhor mala ecológica. No evento As Vozes do Empreendedorismo Feminino, das Mulheres à Obra, foi novamente distinguida, desta vez com o primeiro prémio de mulher empreendedora.
Quem é a Paula Falcão, empreendedora?
Sou licenciada em Design pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e fui professora do Ensino Secundário. Desde cedo percebi que a minha paixão pelos materiais me levariam ao design de produto. Na experimentação e análise dos novos materiais tenho desenvolvido peças inovadoras e multifuncionais premiadas em concursos mundiais, tais como a Mother’sBag, que em Hong Kong foi primeiro prémio mundial de design ecológico.
O que distingue as suas criações?
As minhas criações caracterizam-se pelo forte design formal e estrutural e pela utilização do design como meio modernizador dos processos tradicionais. Dou primazia ao estudo dos materiais e das suas características para adequar as minhas criações a formas estudadas de acordo com a funcionalidade a que se destinam.
As peças que crio são marcadas pela criatividade, inovação e multifuncionalidade, pois são produzidas a pensar no dia a dia de cada pessoa, numa escolha adequada dos materiais. Valorizo sobretudo os materiais tradicionais e de elevada qualidade, o que torna os meus produtos peças únicas.
Quais os principais desafios que enfrenta nesta área de negócio?
A utilização de materiais nobres na confeção de produtos de elevada qualidade determina um custo final que é elevado em função da capacidade de compra do mercado nacional. É igualmente desafiante encontrar canais de comunicação para parcerias com a indústria e comercialização dos vários modelos/protótipos que executo, que apresentam um elevado nível de exigência e especificidade.
A Mothers’ Bag já venceu dois prémios, um prémio de design ecológico em Hong Kong e o prémio de empreendedorismo no evento As Vozes do Empreendedorismo Feminino. Em que consiste esta mala e a que se deve este sucesso?
A mala berço dá resposta às novas necessidades das mães e dos bebés, proporcionando conforto pela sua multiplicidade funcional. É inspirada numa concha que envolve a pérola, transformando-se em berço e protegendo o bebé com muito conforto.
Mudar a fralda é confortável para o bebé e elegante para a mãe, respeitando pessoas e meio ambiente. Ao ser reversível, pode ser usado como berço, parque para brincar, fraldário e transportar os produtos do bebé.Pode substituir o carrinho, pesado e pouco adequado ao terreno natural. Permite desfrutar da companhia do bebé e da natureza, levando tudo o que precisa. Produzida em cortiça têxtil e burel, produtos ecológicos, resistente, flexível, antialérgica, impermeável, sustentável, adapta-se a todas as funções.
O sucesso da mala berço deve-se ao facto de se perceber que foi pensada para responder às necessidades do desenvolvimento/crescimento do bebé, escolhendo os materiais de qualidade e adequados a esta função.
De que apoios e parcerias necessita para alavancar este produto?
De momento necessito sobretudo de conseguir uma parceria com um grupo empresarial que tenha capacidade de produção e comercialização deste modelo de design para o mercado nacional e Internacional. É este o meu principal desafio e dou as boas vindas a propostas neste âmbito.
Comentários