É alemã e licenciada em arquitetura paisagista e modelismo de produtos. Trabalhou como modelista em publicidade, televisão e cinema na Alemanha, na Irlanda e no Reino Unido, onde frequentou a faculdade Camberwell College of Art. Atualmente, trabalha essencialmente com objetos naturais que encontra no dia a dia, folhas, pedras e pedaços de madeira. "Coisas efémeras, facilmente esquecidas", como explica Susanna Bauer.

Muitas das vezes, combina-os com croché, como pode ver na galeria de imagens que se segue. "Como forma de embelezamento, mas principalmente de uma maneira não convencional como meio de escultura e construção", justifica a alemã, atualmente a residir em Londres. "Trabalhar com folhas frágeis exige muita paciência e uma mão firme, mas o foco do meu trabalho está no efeito que tem no espetador", justifica.

Para Susanna Bauer, o trabalho começa logo no momento de recolha e de seleção das folhas, seguindo depois para a organização das composições e finalizando na montagem e no enquadramento. "O processo de criação real é apenas uma parte de todo o processo de criação" afirma a artista plástica. O tempo que cada peça demora a ser concluída depende da complexidade e do trabalho que envolvem. Muitas delas são emolduradas.

"As folhas enfraquecem com o passar do tempo e com a exposição ao pó, aos insetos, aos micro-organismos e aos raios ultravioleta. Eu faço tudo para proteger as minhas obras dessas influências", refere Susanna Bauer. "Todas as minhas folhas são lavadas e completamente secas durante várias semanas após a colheita. A secagem é a técnica de conservação padrão usada por botânicos de todo o mundo", elucida ainda a artista.

Todos os trabalhos que faz com folhas e croché são montados por detrás de um vidro que filtra mais de 99% dos raios ultravioletas. A galeria de arte Le Salon Vert, em Carouge, nos arredores de Genebra, na Suíça, foi o último local onde Susanna Bauer, que já soma mais de 90.000 seguidores nas redes sociais, expôs as suas criações, naquela que foi uma das várias exposições que já fez em diferentes partes do mundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.