Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa, conta com 15 anos de experiência em consultoria de recursos humanos, onde desenvolveu uma sólida experiência na gestão e execução de projetos de consultoria e formação. É especialista em procurar e identificar profissionais com talento e no desenho e implementação de soluções de desenvolvimento e formação de pessoas. Com um perfil marcado de investigação e desenvolvimento, pautado pelo sentido de inovação e espírito crítico, tem desenvolvido projetos nacionais e internacionais.
Desde cedo desenvolveu a sua paixão em lidar com pessoas, contando com mais de uma década e meia de experiência em intervenção psicológica com crianças e adultos. Com uma experiência muito diversificada em contexto clínico, Vera de Melo tem também sólida experiência em contexto escolar onde interveio com crianças, adolescentes, suas famílias, pessoal docente e não docente.
Quem é a Vera de Melo, empreendedora?
A Vera de Melo empreendedora é um verdadeiro furacão. Dotada de uma energia inesgotável, focada, humilde, provida de uma elevada dose de persistência e otimismo, perseguindo com tenacidade os objetivos a que se propõe.
No teu artigo favorito, referes que ser mediano se tornou o novo padrão de fracasso numa sociedade em que todos procuram ser excecionais. Quais as consequências daquilo que defines como "obsessão pelo aperfeiçoamento"?
As consequências da “obsessão pelo aperfeiçoamento” são as mais variadas, mas a mais grave é sobreviver em vez de viver. Ficar refém de um perfecionismo desmesurado e inalcançável, que condiciona toda a tua vida. Perdes a tua identidade e procuras incansavelmente o que nem sequer sabes o que é. É maravilhoso ser mediano!
No entanto, as pessoas excecionais existem e és especialista em identificar profissionais de grande talento. O que os distingue e permite que marquem a diferença?
Existem muitas pessoas excecionais, algumas escondidas que temos mesmo de descobrir. O que as distingue é a paixão, a única competência que não pode ser ensinada, a competência do futuro. É a paixão que dá cor e calor ao dia de uma organização, que faz encarar com entusiasmo cada desafio. É ela que faz minimizar todos os incidentes e transforma problemas em oportunidades.
A paixão é o primeiro passo para a realização de qualquer coisa realmente importante. Ativa o potencial de cada pessoa e leva-a a superar os próprios limites, saindo da zona de conforto. A paixão impacta nos outros, energizando-os de entusiasmo e vontade, capacitando-os para a ação. Estabelece e mantém o foco. Torna possível o impossível acontecer.
Em outro artigo, referes que "necessitamos, nas organizações, de líderes com espírito feminino". Porque é este espírito necessário e como se poderá impor?
As empresas são em regra entidades masculinas, dado que historicamente foram geridas por homens, logo pautadas por valores e comportamentos construídos tendo por base essas características. No entanto, nas últimas décadas, com as alterações da realidade organizacional, as características femininas, antes pouco valorizadas, começam a ser agora essenciais. Características como a intuição, a sensibilidade, a dimensão estética, a multifuncionalidade e a perseverança passam a ter lugar de destaque. Hoje não vejo necessidade de este espírito se impor, ele surge naturalmente, simplesmente porque são características essenciais à competividade da organização.
Trabalhas num grupo empresarial onde as mulheres têm um papel de liderança muito relevante. De que forma esta forte presença feminina se traduz no ADN da Your People?
Tenho um espírito feminino, não posso renegar a minha existência. Desde a cor, à decoração, à forma de gestão é inevitável o espírito feminino sobressair.
5 dicas sobre como atingir o equilíbrio emocional numa sociedade extremamente competitiva:
- Sê genuína, não queiras ser quem não és. Fica feliz com o que és e aposta naquilo em que és diferente;
- Tem sempre em mente os teus valores e nunca abdiques deles. São a tua melhor herança, nunca os percas;
- Livra-te de pessoas tóxicas. Torna-te seletiva de quem queres ter na tua vida. Escolhe quem potencia o teu desenvolvimento, não quem te atrapalha;
- Nunca te apoies em expectativas, procura soluções e segue com tenacidade rumo à concretização dos teus sonhos;
- Diverte-te, alegria e boa disposição são fundamentais!
Saiba mais sobre Mulheres à Obra aqui.
Comentários