Há milhares de anos que avistar um gato preto se associa à sorte, umas vezes boa, outras nem tanto. Esta é uma superstição que, na cultura ocidental, remonta à Grécia Antiga. De acordo com a mitologia grega, Hera, a mulher de Zeus, transformou o seu servo Galinthias num gato preto, como punição, por impedir o nascimento de Hércules. O serviçal tornou-se, então, assistente de Hécate, a deusa da bruxaria. Já no Antigo Egito, enquanto símbolo de fertilidade e proteção, o gato era particularmente venerado.

Na Grã-Bretanha, o gato preto é um amuleto de sorte e, quando avistado, deve fazer-se um pedido, que os mais crentes acreditam que será atendido. Em algumas regiões, acredita-se mesmo que a sua presença junto de jovens mulheres lhes assegura muitos amantes ou que traz prosperidade nas casas onde entra. Há também quem advogue que, para ter sorte ao jogo e conseguir fortuna, se deve acariciar a cauda de um gato preto sete vezes sempre que um felino com o pelo desta cor se cruze no nosso caminho.

Umas vezes fonte de sorte, outras de infortúnio, os gatos pretos continuam a ser vítimas de superstições que fazem com que, em média, esperem o dobro do tempo dos outros para encontrar uma família que os acolha. Anualmente, a 27 de outubro, assinala-se o Dia do Gato Preto e, a 17 de agosto, o Dia da Apreciação do Gato Preto, que costuma ser acompanhado nas redes sociais pela hashtag #BlackCatAppreciationDay. Desconstrua, de seguida, algumas das ideias feitas sobre estes animais de companhia.

1. Avistar um gato preto traz azar

É uma das crenças mais comuns. Mas pense na quantidade de vezes que um gato preto já se atravessou no seu caminho? A sua vida transformou-se numa tragédia depois disso? Acredita-se que esta ideia esteja associada ao comportamento astuto destes animais e ao facto de se movimentarem de forma furtiva, o que leva os mais supersticiosos a temer que o bicho possa estar a arquitetar algo. Nada mais errado! Esta é, na verdade, uma atitude característica da espécie em geral, independentemente da cor.

2. Os gatos pretos são bruxas disfarçadas

Esta crença tem vindo a esmorecer com o tempo mas grande parte dos primeiros colonos americanos acreditavam em bruxas. Muitos estavam convencidos que estas podiam assumir a forma de gatos pretos, o que lhes permitiria passarem despercebidas enquanto executavam feitiços. Alguns destes emigrantes também acreditavam que uma bruxa se podia transformar num gato preto até sete vezes. Talvez daí tenha surgido a crença, essa sim muito comum nos dias de hoje, que estes felinos possuem sete vidas.

Nas últimas décadas, até mesmo hoje, os gatos pretos são, muitas vezes, apresentados como bruxos ou surgem, em muitas ocasiões, ao lado de bruxas. Mas, sejamos francos, já passou, com certeza pela experiência de ter um gato preto a ronronar-lhe enquanto lhe pede festas? Acha mesmo que aquele ser meigo e afável alguma vez poderia esconder uma feiticeira? Na realidade, o pior que lhe poderá ter feito terá sido arranhar-lhe o sofá ou o tapete, pendurar-se nos cortinados ou destruir-lhe a árvore de Natal.

3. Nunca se deve adotar um gato preto

Esta é outra das crenças dos dias que correm, apesar de não ser propriamente nova. Nos Estados Unidos da América, tal como sucede noutros países, os gatos pretos têm das taxas mais baixas de adoção e das mais elevadas de eutanásia e, curiosamente, alguns abrigos param mesmo os processos de adoção de gatos pretos no mês de outubro, com receio de que sejam usados como adereços ou elementos decorativos das festas de Halloween. Os números mostram a urgência de reverter as estatísticas.

Até porque, de acordo com um estudo internacional publicado na revista científica PLOS Genetics, a pelagem preta é sinal de longevidade nos animais. Não se deve, todavia, escolher um animal de estimação com base na cor da sua pelagem, alertam os funcionários dos canis e dos gatis de todo o mundo. Conhecer o animal pessoalmente e conviver com ele antes de terminar o processo de adoção é a melhor maneira de avaliar se ele é ou não adequado para si, independentemente da cor e dos mitos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.