Conheça as últimas notícias sobre ambiente e ecologia e siga as nossas dicas de poupança para reduzir o desperdício e ter um estilo de vida sustentável.
O ano 2021 foi o sexto mais quente, igualando com 2018, desde que há registos a nível mundial, que recuam a 1880, segundo análises feitas pela agência espacial norte-americana (NASA) e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
Consumir menos carne e produtos lácteos nos países ricos ajudaria a reduzir em mais de 60% as emissões poluentes da produção agrícola, e melhoraria a saúde da população, indica um estudo publicado na revista científica "Nature Foods".
A extinção de espécies capazes de espalhar sementes é prejudicial às plantas, isto porque elas perdem a capacidade de migrar para lugares que as mudanças climáticas não tornaram inóspitos, adverte um estudo publicado esta quinta-feira na revista "Science".
Cinco investigadores da Universidade de Coimbra (UC) ajudaram na criação da primeira base de dados global sobre polinização de culturas agrícolas, um projeto internacional que reúne mais de uma centena de cientistas.
Uma equipa internacional de biólogos descobriu uma nova espécie de rã numa floresta nublosa do Panamá e batizou-a de “Greta Thunberg”, em homenagem à jovem ativista sueca e aos seus esforços no combate à crise climática, foi hoje anunciado.
A área central da Argentina, onde fica Buenos Aires, começa a sofrer a partir desta segunda-feira uma "semana de calor extremo", que cobrirá até o norte do país sul-americano, conforme prevê o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), com temperaturas máximas que podem ultrapassar os 42 graus.
O Aldeamento Turístico Pedras da Rainha, em Tavira, inserido no Parque Natural da Ria Formosa, implementou um projeto sustentável de iluminação inteligente.
Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 47.493 foram afetadas por chuvas, ventos fortes e outros desastres naturais em Moçambique na atual época chuvosa, refere um relatório enviado hoje à Lusa.
O mês de dezembro do ano passado foi o quarto mais quente dos últimos 90 anos e bateu-se o recorde da estação, com um extremo de 26.4 °C de temperatura máxima na Zambujeira, segundo dados hoje divulgados.
A APREN e a associação ambientalista Zero estimam que as grandes centrais termoelétricas em Portugal tenham emitido, em 2021, 4,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), o valor mínimo desde 1990.
A Câmara de Monção destruiu, em 2021, 803 ninhos de vespa velutina (asiática) no concelho e prepara-se para instalar, a partir de fevereiro e até abril, armadilhas artesanais para a captura daquela espécie, foi hoje divulgado.
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vão usar os resíduos das cascas de camarão que geralmente vão para aterro para produzir aminas a serem usadas na produção de fármacos, plásticos e detergentes, foi hoje anunciado.
A gigante japonesa de eletrónicos Sony revelou um novo protótipo de seu veículo elétrico Vision-S e anunciou a criação de uma nova subsidiária com a missão de explorar este mercado em rápida expansão.
Dezenas de tartarugas marinhas bebés são libertadas na região Naic, nas Filipinas. O nascimento de tartarugas marinhas dobrou em 2021 devido à pandemia de COVID-19, graças às restrições aos turistas e à redução das atividades nos barcos de pesca.
A Câmara Municipal do Porto destrui no ano passado 474 ninhos de vespa asiática, mais 175 do que em 2020, no decorrer de uma ação de controlo da proliferação da espécie, foi hoje anunciado.
A temperatura média na China em 2021 foi de 10,7 graus Celsius, um grau superior ao habitual e o mais alto dos últimos 60 anos, disse hoje a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
A Greenpeace considerou hoje que a proposta da Comissão Europeia de considerar certos investimentos em energia nuclear e gás natural como sustentáveis é "uma ameaça real à transição energética da Europa".
A Comissão Europeia apresentou um projeto de rotulagem verde de centrais nucleares e a gás para facilitar o financiamento de instalações que contribuam para o combate às mudanças climáticas, disseram hoje à agência noticiosa AFP fontes conhecedoras do processo.
Um forte nevão veio extinguir os incêndios que, na quinta-feira, destruíram bairros inteiros em várias localidades do estado norte-americano do Colorado, disseram as autoridades.
A Alemanha vai encerrar na sexta-feira três das seis centrais nucleares ainda em funcionamento no país, no âmbito de um plano de abandono deste tipo de energia na principal potência económica europeia até 2022.