Estas peças fogem à produção massificada, são únicas e originais, elaboradas com materiais locais e técnicas ancestrais que personificam a história da região, sem perder a sua matriz ecológica e sustentável. 

Na sua coleção podemos encontrar objetos como cestos de fibras naturais, almofadas decorativas em linho colhido, tratado e tecido à mão, candeeiros de cana e barro ou cabides-tronco. Estas peças saem das mãos dos artesãos, com a orientação de designers, resultando num produto inovador que mantém a identidade tradicional e cultural.

O artesanato é uma atividade intimamente  ligada à existência e manifestação humana, transporta consigo séculos de saber fazer, técnicas, valores estéticos e sociais, crenças e tradições. E é um veículo facilitador de transmissão cultural. É também nessa passagem de conhecimento que o Projecto TASA intervém,  formando novos artesãos não só nas artes ainda vivas como nos ofícios em vias de extinção, como a latoaria (trabalho em latão) ou os entrelaçados em materiais vegetais, afirmando assim a actividade artesanal como uma profissão de futuro. O artesanato deixou de ser imutável e estático para passar a ser dinâmico e adaptado aos nossos dias.

O Projecto defende o pagamento do preço justo ao artesão tendo em conta o tempo que cada peça demora a ser manufaturada, e promove o trabalho artesanal como uma profissão que contribui para uma sociedade justa e equilibrada. 

Escolher um objeto da coleção TASA, é escolher uma peça exclusiva, contemporânea e funcional que traz à memória as histórias do passado. É optar por um consumo responsável e interventivo na construção de um futuro possível para as gerações futuras.

Para quem estiver interessado em aprender estas artes o Projecto Tasa desenvolve workshops e cursos onde pode aprender estas técnicas milenares. E agora também pode receber em casa um workshop portátil com três kits diferentes para poder fazer o seu produto ao estilo TASA.

Dica Portugal Faz Bem

A maior parte das vezes é nos pormenores de uma decoração que conseguimos garantir a personalização e a intimidade emocional de conforto.

O recurso a alguns pormenores construtivos e decorativos são particularidades que vêm garantir esta relação de compromisso e empatia, em que cabem também alguns acessórios alusivos a épocas, temas, estilos, regiões etc.

Num contexto temporal atual, em que a tendência e o gosto pelo que é único em contexto universal aumenta todos os dias, traz ao artesanato uma nova dimensão de afirmação humana e transporte de conhecimentos ancestrais.

Assim, use e abuse na construção da decoração da sala, cozinha e até nas casas de banho de peças artesanais tradicionais ou reinterpretadas, já que irão trazer para o ambiente final o calor humano que preconizam. A técnica artesanal local e regional que assumem e o recurso a matérias primas naturais trabalhadas à mão criam um poderoso sentido do lugar e conforto.

Fique a conhecer mais empresas portuguesas aqui.

www.portugalfazbem.pt

https://www.facebook.com/portugalfazbempt

https://www.instagram.com/portugalfazbem