Cada vez há mais adeptos de lojas online e a tendência é que o seu número aumente consideravelmente. Aquilo que até há uns poucos anos deixava muita gente receosa, passou a ser um meio rápido, cómodo e eficaz de fazer compras. Caso tenha um projeto na gaveta, está na altura de o tirar cá para fora. Vai ver que não custa assim tanto...

Plataforma

Para dar inicio à sua loja online, o primeiro passo a dar é escolher a plataforma mais adequada para si e por isso deve ter em conta os custos que possa ter, o funcionamento do sistema e também o facto como pode ser costumizado ao seu gosto.

Plano de comunicação

Assim que abre a sua loja online é essencial que contenha um plano de comunicação para que consiga alcançar os seus clientes, isto é, para que eles fiquem a saber de si e também da sua loja. Na internet consegue encontrar vários exemplos de planos de comunicação que podem ajudá-lo no início.

Imagens

Deve ter presente para si o facto de como as outras lojas online estão organizadas, pois assim vai ser muito mais fácil para si perceber aquilo que gosta e o que não gosta. Outra dica é que deve investir em fotografias do produto que vai vender com bastante qualidade, bem como diversos ângulos do mesmo. Assim será muito mais fácil conquistar os compradores que foram só dar uma 'vista de olhos' na sua loja.

Dinamização

É essencial que o cliente consiga encontrar o produto que pretende com três cliques no máximo, pois quanto mais fácil for a navegação no site, mais fácil é para os seus clientes comprarem os seus produtos. Tenha ainda atenção que o símbolo do carrinho deve estar sempre bem visível, assim como o site deve carregar de uma forma rápida para que não existam problemas.

Simplificar

Deve optar por uma escrita simplificada, mas que no entanto seja rica nas descrições, assim como nos detalhes. Isto vai fazer com que os clientes optem pela sua loja pois vão sentir-se mais confiantes na altura da compra.

Pagamento

Deve ter muita atenção a este detalhe... é relevante e importante que trabalhe com fornecedores onde não existam riscos de fraudes. Lembre-se de analisar bem todas estas questões antes de se comprometer com quem quer que seja.

Entrega

É muito importante que quando uma compra for efetuada no site, a mesma chegue no prazo estipulado por si, pois isso é fundamental para que os clientes voltem a comprar na loja. Deve escolher fornecedores que já estejam habituados a lidar com lojas online e, principalmente, que cumpram os prazos estipulados. Tenha ainda atenção para que não existam trocas de modelos nem de cores, quando as encomendas forem enviadas.

Troca/ devoluções

No que diz respeito às trocas ou devoluções, é necessário que estas sejam simples e muito fáceis de perceber, pois assim evita problemas. Se tiver clientes insatisfeitos, deve ter sempre soluções para eles e de preferência que sejam rápidas.

Smartphones

Cada vez é mais frequente que se efetuem compras em lojas online pela internet por isso, é fundamental que as mesmas tenham uma versão mobile.

Dados

É muito mais fácil conseguir gerir uma loja online do que uma física, pois na primeira consegue ter acesso ao número de vendas e também de cliques que o seu site obteve. Já para não falar que consegue perceber também aquilo que os clientes mais gostam e tentar encontrar mais peças desse género para que as suas vendas continuem a aumentar.