Possivelmente, ao longo da sua vida profissional, já se deparou com um chefe autoritário, um pouco egocêntrico, talvez injusto e que prefira 'sacudir a água do capote'. Líderes assim dificilmente motivam os seus colaboradores e fazem fluir boas ideias. Exemplo disso são equipas que praticamente colapsam quando o seu responsável está de férias, por exemplo, revelando uma gestão pobre naquilo que é o delegar tarefas ou criar uma cultura empresarial que promova a responsabilidade, mas o que um mau chefe 'vê ao espelho' e ao qual irá argumentar é “Nada nesta empresa funciona sem mim!”. Veja aqui alguns exemplos de freses caraterísticas de um mau chefe:

“A culpa não é minha! Se fosse como eu quero, tudo seria diferente.”
Preferem culpar os outros e nunca assumem a responsabilidade criando uma cultura tóxica à sua volta. Um chefe deverá sempre explicar à sua equipa as suas decisões e assumir as suas escolhas, mesmo que os colaboradores não estejam de acordo irão de certeza respeitar.

“Tens sorte em ter um emprego.”
Chavão próprio da situação económica do país, mas que não deve prevalecer. O que se pretende é funcionários motivados e não melindrados.

“Sempre se fez assim e correu bem!”
É alguém que dificilmente sai da sua zona de conforto e é reticente à mudança. Um bom líder quer evoluir, estar em constante aprendizagem e aproveitar novas oportunidades.

"Não preciso de ajuda!"
Todas as pessoas necessitam de ajuda. Se ele não a solicita tem graves problemas em delegar tarefas, o que pode significar que não tem confiança na equipa ou não acredita no potencial da mesma.

"Não tenho tempo."
Quando abordados por algum colaborador que precisa de ajuda, por exemplo, argumentam desta forma. Ora, um dos objetivos de um líder é tornar a sua equipa coesa e ajudar na resolução de problemas logo, deve disponibilizar-se para tal.

"Quem é que você pensa que é?"
Além de ser deselegante e rude, é claramente alguém que tem de 'puxar doa galões' para mostrar quem manda. Só prova que ainda não conquistou a confiança dos seus colaboradores e, pelos vistos, não está a fazer algo para alterar. Deve discutir e opinar sobre as propostas pertinentes e ser humilde.

"Porque eu estou a mandar fazer assim!"
A educação nunca fez mal a ninguém! Por favor, obrigado, etc... é o tipo de linguagem que deve ser utilizada.

"E escusa de ir falar com o meu chefe"
Esta resposta revela um claro receio que a sua autoridade seja minada. Se a atitude for autoritária e até brusca é legítimo que comecem alguns boatos e que comece a fama de ser fraco no que concerne a liderança e um pouco paranoico. Um bom líder diz sempre para o manterem a par da situação.

"O cliente tem sempre razão."
Para além de não terem, um argumento destes pode estar a minar o julgamento que o colaborador fez, isto é, para além de se estar a intrometer numa relação que desconhece, está a duvidar do colaborador em vez de apoiar a sua decisão.