Uma atitude empreendedora e entusiástica face ao projeto que se quer desenvolver é o primeiro passo para se encontrar no caminho do sucesso. Pessoas empreendedoras são dinâmicas e cheias de iniciativa própria, mas muitas vezes deixam-se levar pelo entusiasmo na hora de tomar decisões importantes. Não se deixe enganar e tenha em mente que erros não deve cometer.
1 . Ser demasiado positivo
Quando o negócio começa a correr bem e se comete o erro de ver o projeto apenas como sucessos e lucros. Deve-se ter os pés bem assentes na terra de forma a não fazer investimentos e contratos desnecessários que possam dispersar recursos importantes para o funcionamento e a evolução da empresa a médio e longo prazo. Numa empresa é necessário não ser iludido pelos ganhos iniciais e evitar pensar a curto prazo. Por outro lado, ser pessimista e ansioso relativamente ao futuro também não pode dominar o processo de decisão. Soluções que garantam a sustentabilidade, equilíbrio e longevidade da empresa são as mais acertadas.
2 . Falta de planeamento financeiro
Ao colocar as suas ideias em prática conceba um plano de negócios objetivo. Não é exigido que se tenha logo documentos excel com tudo detalhado. Inicialmente, basta delinear os principais objetivos da empresa e tê-los sempre conscientes de forma a que o conceito da empresa não seja destronado por ambições pluridisciplinares que nada têm a ver com o pensamento inicial. O principal é saber o conceito do negócio, as vantagens competitivas em relação aos concorrentes e os potenciais clientes da marca. Depois é avançar para um plano de negócios mais estruturado onde estão detalhados recursos humanos, tecnológicos, financeiros, entre outros. Com estas informações, complementadas com o faturamento, gastos, investimento e lucros, será mais fácil olhar para o futuro da empresa, tomar decisões e antecipar desafios.
3 . Não perceber quem é o cliente
Muitas das marcas não têm noção quem é o seu verdadeiro cliente, a estratégia de atirar para todos os lados não funciona. Antes de abrir a empresa certifique-se que sabe qual o público alvo que vai comprar os seus produtos ou serviços. Se souber esta informação poupará tempo e dinheiro, para além de que conseguirá chegar mais facilmente aos clientes e saber o que eles procuram verdadeiramente. Uma forma simples de ter uma ideia do seu consumidor é estudar os clientes de empresas concorrentes, se a empresa oferece o mesmo que a sua é provável que o cliente seja o mesmo.
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4 . Misturar o dinheiro da empresa com contas pessoais
Esta atitude pode compreender gravemente o orçamento do seu negocio. Este é dos erros mais comuns cometidos pelos pequenos empresários. É necessário definir um orçamento para a empresa para se perceber se esta está a ter lucro ou não; só desta forma perceberá como está a correr o negocio. Tirar dinheiro para pagar despesas pessoais só irá destabilizar a contabilidade e, o contrário, colocar dinheiro pessoal para cobrir gastos da empresa irá destruir o seu equilíbrio financeiro pessoal e encobrir gastos e problemas no negocio.
5 . Errar na escolha do sócio e não fazer um contrato societário
Para começar a sua empresa precisará de um bom investimento inicial até esta começar a dar lucro, pelo que dividir estes encargos com um sócio pode ser uma solução. Deve-se, a cima de tudo, escolher uma pessoa com que se tenha um bom relacionamento e que traga conhecimento adicional para a empresa. Não tem necessariamente de ser o seu melhor amigo, até porque o que funciona a nível pessoal pode não funcionar a nível profissional. Certifique-se que redigem um contrato definindo as responsabilidades de cada um, assim como aquilo a que cada sócio terá direito caso queira sair da empresa. Depois, registe o documento num cartório de forma a que torne oficial e que não hajam dúvidas no futuro.
6 . Não estar recetivo a criticas
No lançamento de novas ideias as criticas devem ser vistas como um bem precioso, que colocam em xeque todas as decisões que se estão a tomar. Antecipar possíveis problemas ou perceber que ideias se deve descartar e com as quais se deve avançar é essencial para que se consiga ter sucesso. As criticas não têm de ser más, apenas têm de ser construtivas. Não se feche por detrás de uma ideia que pensa ser genial e que não tem problemas: se houver mais pessoas a olhar sobre um mesmo assunto podem encontrar-se opiniões diferentes que não deixam de ser válidas. De forma a ter uma critica mais concreta sobre a sua ideia, e não se basear apenas em opiniões de amigos e familiares, experimente conversar com o público-alvo, fazer inquéritos e perceber as suas necessidades. A melhor maneira de saber se o empreendimento vai ter sucesso é testar a ideia em pequena escala, mesmo que o produto ou serviço ainda não esteja inteiramente finalizado.
7 . Não investir em marketing
Atualmente, quem não investe em marketing, ou seja, na promoção da sua ideia ou negócio não tem visibilidade no mercado e, consequentemente, não tem clientes. Para que este erro não suceda na sua empresa, crie espaço no orçamento para campanhas de marketing, principalmente online, onde toda a gente se encontra e onde vai buscar informação antes de decidir a compra. Crie um website, páginas nas redes sociais e parcerias com outras marcas. O marketing pode também ser utilizado como ferramenta digital que permite segmentar clientes e personalizar ainda mais a relação entre empresa e cliente.
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