Caracteriza-se pelo défice do controlo voluntário da ereção sendo que em média o homem que sofre desta condição ejacula em menos de 2 minutos após a penetração.
Embora possa estar presente em qualquer faixa etária, é mais frequente em jovens adultos.
Esta condição apesar de não impedir o ato sexual, é muito debilitante principalmente a nível psicológico. Afeta severamente a confiança e auto-estima do homem resultando muitas vezes numa frustração sexual do casal.
Causas da Ejaculação Precoce
Não existe uma causa específica, mas na maioria dos casos está relacionado com algum fator psicológico.
Causas físicas:
- Hipersensibilidade
- Lesões na coluna ou doenças debilitantes a nível sexual
- Hipo e Hipertiroidismo
- Alterações no volume da Próstata
- Efeitos secundários de Medicamentos
Causas Psicológicas (mais comuns)
- Masturbação
- Trauma (má experiência sexual)
- Depressão
- Ansiedade
- Stress e cansaço emocional
Sintomas da Ejaculação Precoce
O quadro “habitual” é de perda de controlo voluntário da ejaculação e por consequente atingir o clímax, seja antes da penetração ou até dois minutos após o início da mesma. Por vezes, devido ao fator psicológico, pode ser concomitante com sintomas de disfunção erétil.
Tipos de Ejaculação Precoce
- Primária - transmitida geneticamente ou por decorrência de condicionamentos da adolescência (sexo desaprovado, masturbações rápidas e frequentes, etc)
- Secundária - já teve atos sexuais satisfatórios mas está apresenta agora os sintomas. Pode ser temporário ou duradouro
- Ocasional - não é frequente, apenas ocorre de “vez em quando” e apenas com determinas parceiras (novas principalmente)
Tratamento da Ejaculação Precoce
Exercícios - Técnica de “apertar”, técnica “start-stop”, exercícios de fortalecimento do músculo pélvico, exercícios Kegel.
Medicamento - Apenas existe um medicamento retardante da ejaculação aprovado em todo o mundo. É denominado Priligy (princípio ativo Dapoxetina) e é fabricado e distribuído pela farmacêutica Menarini.
Produtos venda livre - Gel retardante, spray retardante, preservativos, etc.
Terapia Psicológica - Pode eliminar o problema por si só, ou pode ser usada como complemento do tratamento ou estratégia retardante que possa estar a utilizar.
Cirurgia - Apenas para casos severos por ser demasiado invasivo.
Se tiver dúvidas sobre esta condição médica, contacte um profissional de saúde (médico clínica de geral ou urologista).
Comentários