A psoríase não é contagiosa mas não tem cura. Estima-se que esta doença inflamatória sistémica afete cerca de 250 mil portugueses, no entanto só cerca de 150 mil estão devidamente diagnosticados.

Para que não haja dúvidas, a psoríase é uma doença de transmissão genética que tanto pode aparecer em homens ou mulheres, crianças ou adultos, explicou ao SAPO Maria João Paiva Lopes, médica dermatologista. No entanto, há fatores que podem fazer com que esse gene se manifeste mais como as infeções na infância, os desequilíbrios imunológicos, má alimentação, a obesidade, tabaco, stress, o álcool e alguns medicamentos.

Até ao momento não foi identificada cura para esta doença, no entanto há tratamentos eficazes escolhidos conforme o doente e a fase em que a psoríase se encontra.

Em entrevista ao SAPO, a Dr.ª Maria João Paiva Lopes esclareceu que a psoríase não é simplesmente uma doença de pele já que também afeta muito a parte psicológica dos pacientes.

“Por um lado não é agradável a pessoa ver-se coberta de placas vermelhas com escamas. Por outro, o modo como estes doentes são tratados pelas outras pessoas que se retraem quando há contacto físico, o receio do contágio, a dificuldade em ter relações mais íntimas por se pensar que o outro poderá sentir repugnância pelas lesões... tudo isto é muito difícil de gerir emocionalmente”, indica.

Veja a entrevista e fique a saber o que é a psoríase.

@Rita Afonso