Biocodex
![Já pensou em apostar em probióticos para reforçar o seu sistema imunitário?](/assets/img/blank.png)
No outono e inverno, uma alimentação equilibrada e a suplementação com probióticos específicos, como os lactobacillus e as bifidobactérias, podem ter um importante papel na prevenção das infeções respiratórias agudas, muito frequentes na idade pediátrica, sobretudo nos grupos etários mais jovens, imunologicamente imaturos e mais suscetíveis a infeções virais e bacterianas.
As infeções respiratórias agudas, incluindo as rinofaringites, amigdalites e a otite média aguda de etiologia viral, ou bacteriana, são muito frequentes na idade pediátrica, com uma prevalência que aumenta nos meses mais frios, ou seja, a partir do outono e até ao final do inverno, observando-se um aumento substancial do consumo de antibióticos e um elevado absentismo escolar.
A microbiota do corpo humano, presente em diversos aparelhos e sistemas, como o intestino e as vias respiratórias, desempenha uma tarefa importante na modulação do sistema imunitário e pode condicionar o seu normal funcionamento.
Cerca de 70% das células produtoras de anticorpos residem no intestino e uma das formas mais simples de prevenir as frequentes idas ao médico passa por garantir o bom funcionamento da microbiota intestinal. As células imunes do intestino estão em comunicação direta e constante com as dos pulmões. Dessa forma, os probióticos fortalecem as defesas imunitárias do sistema pulmonar que fica melhor preparado para lidar com possíveis infeções.
![Já pensou em apostar em probióticos para reforçar o seu sistema imunitário? Já pensou em apostar em probióticos para reforçar o seu sistema imunitário?](/assets/img/blank.png)
Vários trabalhos científicos têm demonstrado que a microbiota intestinal tem um papel importante no aumento dos mecanismos de defesa contra doenças infeciosas, em especial as infeções intestinais e respiratórias. Quando existe um desequilíbrio da microbiota intestinal (disbiose) há uma perda da integridade da barreira protetora do intestino, o que pode desencadear várias patologias, incluindo as infeções respiratórias.
O que são probióticos?
Os probióticos são microrganismos vivos protetores que se encontram naturalmente em alguns alimentos e/ou suplementos. Os probióticos contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal e conseguem modular a resposta do sistema imunitário.
As espécies de probióticos devem ser selecionadas conforme o fim a que se destinam. A suplementação regular de algumas espécies de probióticos tem demonstrado benefícios na redução do risco de infeções respiratórias sazonais, com alguns estudos a demonstrar uma redução de 28% da sua incidência, menos 33% de risco de gravidade, menor duração dos sintomas e uma redução até 50% da necessidade de antibióticos. Os benefícios têm sido demonstrados desde a idade pediátrica e estendem-se a vários tipos de infeções respiratórias, desde a síndrome gripal, às infeções bacterianas ou mesmo à otite média aguda.
O potencial benefício dos probióticos também se estende às doenças respiratórias crónicas, uma vez que há evidência de que a microbiota intestinal está intimamente relacionada com o desenvolvimento de doença pulmonar obstrutiva crónica (ou DPOC), asma brônquica e cancro do pulmão.
O Lactobacillus rhamnosus GG, por exemplo, apresenta potencial benefício na diminuição do risco de asma e rinite alérgica e alguns estudos demonstraram que pode ainda melhorar o equilíbrio de citocinas inflamatórias envolvidas na patogénese da DPOC.
SYMBIOSYS Defencia são SUPLEMENTOS ALIMENTARES. O efeito benéfico é obtido com a toma diária de 1 saqueta. Para mais informações consultar a rotulagem. Contacto: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-19 Lisboa, NIPC 515036684. Email:info@biocodex.pt. Tel:211319134
D.0027/2021
Comentários