No outono e inverno, uma alimentação equilibrada e a suplementação com probióticos específicos, como os lactobacillus e as bifidobactérias, podem ter um importante papel na prevenção das infeções respiratórias agudas, muito frequentes na idade pediátrica, sobretudo nos grupos etários mais jovens, imunologicamente imaturos e mais suscetíveis a infeções virais e bacterianas.

As infeções respiratórias agudas, incluindo as rinofaringites, amigdalites e a otite média aguda de etiologia viral, ou bacteriana, são muito frequentes na idade pediátrica, com uma prevalência que aumenta nos meses mais frios, ou seja, a partir do outono e até ao final do inverno, observando-se um aumento substancial do consumo de antibióticos e um elevado absentismo escolar.

A microbiota do corpo humano, presente em diversos aparelhos e sistemas, como o intestino e as vias respiratórias, desempenha uma tarefa importante na modulação do sistema imunitário e pode condicionar o seu normal funcionamento.

Cerca de 70% das células produtoras de anticorpos residem no intestino e uma das formas mais simples de prevenir as frequentes idas ao médico passa por garantir o bom funcionamento da microbiota intestinal. As células imunes do intestino estão em comunicação direta e constante com as dos pulmões. Dessa forma, os probióticos fortalecem as defesas imunitárias do sistema pulmonar que fica melhor preparado para lidar com possíveis infeções.

Já pensou em apostar em probióticos para reforçar o seu sistema imunitário?
Symbiosys Defencia Kids e Adults são suplementos alimentares créditos: Biocodex

Vários trabalhos científicos têm demonstrado que a microbiota intestinal tem um papel importante no aumento dos mecanismos de defesa contra doenças infeciosas, em especial as infeções intestinais e respiratórias. Quando existe um desequilíbrio da microbiota intestinal (disbiose) há uma perda da integridade da barreira protetora do intestino, o que pode desencadear várias patologias, incluindo as infeções respiratórias.

Uma solução à sua medida

O consumo de probióticos ajuda a manter a microbiota intestinal equilibrada.

O SYMBIOSYS Defencia® são suplementos alimentares com probióticos e vitaminas, compostos por estirpes bacterianas cientificamente testadas e que se apresenta como o seu aliado para as defesas imunitárias.

O SYMBIOSYS Defencia Adults® contém as estirpes Lactobacillus Rhamnosus LR04, Lactobacillus plantarum LP02, Bifidobacterium lactis BS01 e vitamina C, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

A sua versão para crianças – SYMBIOSYS Defencia kids® - contém Bifidobacterium lactis BS01, Lactobacillus Rhamnosus GG e vitamina D, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário das crianças.

O que são probióticos?

Os probióticos são microrganismos vivos protetores que se encontram naturalmente em alguns alimentos e/ou suplementos. Os probióticos contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal e conseguem modular a resposta do sistema imunitário.

As espécies de probióticos devem ser selecionadas conforme o fim a que se destinam. A suplementação regular de algumas espécies de probióticos tem demonstrado benefícios na redução do risco de infeções respiratórias sazonais, com alguns estudos a demonstrar uma redução de 28% da sua incidência, menos 33% de risco de gravidade, menor duração dos sintomas e uma redução até 50% da necessidade de antibióticos. Os benefícios têm sido demonstrados desde a idade pediátrica e estendem-se a vários tipos de infeções respiratórias, desde a síndrome gripal, às infeções bacterianas ou mesmo à otite média aguda.

O potencial benefício dos probióticos também se estende às doenças respiratórias crónicas, uma vez que há evidência de que a microbiota intestinal está intimamente relacionada com o desenvolvimento de doença pulmonar obstrutiva crónica (ou DPOC), asma brônquica e cancro do pulmão.

O Lactobacillus rhamnosus GG, por exemplo, apresenta potencial benefício na diminuição do risco de asma e rinite alérgica e alguns estudos demonstraram que pode ainda melhorar o equilíbrio de citocinas inflamatórias envolvidas na patogénese da DPOC.

SYMBIOSYS Defencia são SUPLEMENTOS ALIMENTARES. O efeito benéfico é obtido com a toma diária de 1 saqueta. Para mais informações consultar a rotulagem. Contacto: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-19 Lisboa, NIPC 515036684. Email:info@biocodex.pt. Tel:211319134

D.0027/2021

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.