Muitas são as controvérsias em redor das bebidas light. Desde algumas associações ao aparecimento de cancro, passando pelas ligações ao aumento de apetite, no entanto nada foi ainda provado e é sem dúvida necessária mais pesquisa.
Algumas pesquisas feitas até aos dias de hoje apresentam algumas vantagens no seu consumo:
- A redução do consumo calórico diário é a longo prazo a melhor estratégia para perder peso. Na grande maioria dos estudos realizados em humanos, o consumo de bebidas light reduziu o consumo calórico diário e em consequência, o peso corporal.
- Facilidade de substituir o consumo de bebidas caloricamente densas por bebidas light. Ou seja, é muito mais fácil passar de uma bebida com açúcar para uma bebida light, do que diretamente para o consumo de água ou chá.
- O consumo de bebidas light é também vantajoso pois ajuda a controlar o desejo de alimentos com açúcar.
- A grande maioria das bebidas light não eleva os níveis de glucose. Esta pode ser uma estratégia a utilizar pelos diabéticos, continuando a ingerir algo doce mantendo a glicémia controlada.
- Todos sabemos os danos que o açúcar pode provocar nos dentes, cáries, manchas, mau-hálito. Quando falamos de bebidas light, sugerimos o consumo sempre de uma forma moderada. Se assim for, as vantagens podem chegar mesmo à placa dentária: apesar de conterem um nível de acidez elevado, quando consumidas com moderação são melhor opção do que o açúcar.
Relembramos que a grande vantagem destas bebidas é facilitar a perca de peso!
Numa fase de transição de um estilo de vida pouco saudável (com consumo elevado de açúcares) para um estilo de vida saudável, deve acontecer uma redução gradual do consumo de açúcares.
Quando estamos habituados a consumir bastante açúcar e de um momento para o outro cortamos, encontrar algum alimento doce ou com sabor agradável passa a ser uma tarefa quase impossível. Neste sentido as bebidas light também podem ser uma grande ajuda.
Ingira sempre com moderação, reduzindo o seu consumo a longo prazo e dando prioridade à água.
Bem sabemos que esta transição não é fáci, mas quando segue um estilo de vida saudável, o corpo adapta-se à ausência do açúcar e os alimentos saudáveis passam a ter um gosto mais saboroso.
Comentários