Durante os meses de verão é comum cometermos alguns deslizes alimentares e descuidarmos os cuidados e regras de uma nutrição adequada.
Muitos de nós ingerimos alimentos em excesso e, muitas vezes, com calorias para lá do recomendado. Esta é uma situação transversal a quase toda a população independentemente da faixa etária - ou género - e que é importante corrigir.
As férias são propícias a refeições tardias, desreguladas, petiscos e afins. Sabem muito bem, mas fazem tão mal…
Assim após as férias existem algumas dicas, fáceis de seguir, e que podemos facilmente adoptar para repor o equilíbrio alimentar:
1 – É importante beber muita água, cerca de 1,5 litros por dia, aproximadamente. A água ajuda a limpar as impurezas do corpo, para além de aumentar o bom funcionamento dos rins.
2 – Reduzir o consumo de álcool. Este tipo de bebidas é rico em açúcares que prejudicam o organismo.
3 – Tentar diminuir o consumo de sal, prevenindo assim o aparecimento de doenças cardiovasculares.
4 – Privilegiar cozinhados ao vapor, no forno ou cozidos em detrimento de fritos.
5 – Comer bastante fruta. É aconselhável que se ingiram, no mínimo, duas peças de fruta por dia. É um alimento rico em vitaminas e minerais com um alto poder antioxidante que protege o coração.
6 – Comer mais legumes. Os legumes são ricos em fibras e proteínas, para além de terem um elevado poder nutritivo.
7 – Fazer do pequeno-almoço a refeição mais importante do dia. É no pequeno-almoço que são introduzidos os primeiros alimentos no nosso organismo e como tal deve ser cuidado e enriquecido com todos os nutrientes que o corpo necessita.
8 – Evitar o consumo de carnes ricas em gorduras saturadas, as ditas carnes vermelhas (porco, vaca) optando antes por carnes brancas (peru, frango), pois são mais ricas em nutrientes e não têm tantas gorduras.
Com isto é importante recordar que se deve ter uma alimentação variada, cheia de cores e sabores saudáveis. É fundamental perceber quais os nutrientes de cada tipo de alimentos, embora alguns devam ter um peso mais importante na nossa cadeia alimentar. A juntar a tudo isto é importante ter horários certos para comer e privilegiar fazer lanches entre as refeições principais. Para finalizar, sugerimos que se mexa, que dê longos passeios a pé ou de bicicleta e faça exercício físico de forma regular. Vai ver que voltará à sua forma física num abrir e fechar de olhos!
Dr.ª Joana Santos
Nutricionista e porta-voz da Nutri Center Portugal
Comentários