Um sudanês, funcionário da ONU e infetado com o vírus do Ébola, chegou esta quinta-feira a Leipzig, na Alemanha, vindo da Libéria, elevando para três o número de doentes tratados no país.
Seis pessoas estão isoladas no Hospital Carlos III, em Madrid, para observação e vigilância epidemiológica, de acordo com o protocolo de prevenção do Ébola, depois de três outras pessoas terem entrado na unidade nas últimas horas.
O peditório nacional da Assistência Médica Internacional (AMI) arranca hoje com centenas de colaboradores e voluntários, que até domingo vão fazer a recolha dos donativos destinados a apoiar 25.500 pessoas carenciadas.
Um estudo da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) concluiu que os distritos de Aveiro, Leiria e Santarém e os Açores não têm cuidados paliativos e que metade dos doentes referenciados morre sem acesso a este tipo de assistência.
Mais de 10 portugueses contraem todos os dias, em média, cancro do pulmão, segundo estimativas avançadas pelos especialistas que apontam este ano para 4000 novos casos deste tipo de tumor que tem no tabaco a sua principal causa.
O presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão considera que tem “falhado redondamente” a ideia inicial de que o cigarro eletrónico podia ajudar a deixar de fumar, aconselhando antes o recurso aos métodos tradicionais de cessação tabágica.
O primeiro doente de Ébola diagnosticado fora de África, um liberiano internado no estado norte-americano do Texas, morreu hoje de manhã, informou o hospital de Dallas onde estava a ser tratado.
O INEM investiu cerca de 200 mil euros na aquisição de material de proteção contra o Ébola, contando com cinco “biobags”, uma espécie de casulo para transportar o doente em segurança, revelou o presidente deste organismo.
As autoridades da aviação civil informaram hoje ter tentado redirecionar para Lisboa o avião que transportava uma norueguesa com Ébola e que pediu para reabastecer na Madeira, explicando que a capital responderia melhor a uma eventual emergência.
O coordenador no Instituto de Saúde Ambiental na área das Doenças Infeciosas, de Lisboa, Francisco Antunes, defende que os doentes com hepatite C deveriam ser tratados por “equipas multidisciplinares em centros de excelência”.
A garantia é do ministro da Saúde. Paulo Macedo assegurou hoje que a Direção Geral da Saúde confirmou que terá acesso ao soro experimental que foi administrado aos doentes que sobreviveram ao vírus do Ébola caso seja necessário.
A ministra da Saúde espanhola afirmou hoje no parlamento em Madrid que não se vai demitir, prometendo total transparência e a responder com responsabilidade perante o primeiro caso de contágio do vírus do Ébola em Espanha.
O Ébola já provocou a morte de 3.439 pessoas entre os 7.470 casos conhecidos (confirmados, prováveis e suspeitos), segundo a Organização Mundial de Saúde, e o primeiro caso de contágio fora de África foi detetado esta semana em Espanha.
Uma enfermeira do Hospital La Paz, que integra a unidade Carlos III, foi hoje isolada como medida de precaução perante um novo possível caso de contágio pelo vírus do Ébola, confirmaram fontes hospitalares.
Os portugueses estão a preocupar-se cada vez mais com o ambiente, em especial com a poluição da água e do ar, enquanto os restantes europeus com os recursos naturais e alterações climáticas.
O marido da auxiliar de enfermagem infetada com a doença denunciou o caso nas redes sociais e espera que as autoridades não sacrifiquem o animal, que continua fechado no apartamento do casal, nos arredores de Madrid .
Cinco erros em cadeia podem ter sido responsáveis pelo primeiro caso de contágio pelo vírus do Ébola fora de África, incluindo a aplicação inadequada dos protocolos vigentes, segundo relata hoje a imprensa espanhola.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação está a negociar com as seguradoras a criação de um seguro de dador de órgãos que contemplará a morte, ainda que esta seja “extremamente rara”, revelou o presidente deste organismo.
Oito distritos do continente estão hoje sob aviso laranja e outros seis amarelo devido à previsão de chuva forte provocada pela passagem de uma massa de ar quente instável, disse à Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, considerou hoje que Portugal está "bem preparado" para enfrentar casos suspeitos de ébola e anucniou que Ministério vai divulgar novos procedimentos para os hospitais.
Portugal e Marrocos negaram autorização para fazer escala nos seus territórios a um pequeno avião que transportava uma norueguesa infetada pelo vírus do Ébola na Serra Leoa, afirma hoje a televisão espanhola Antena 3.
Uma médica norueguesa ao serviço da organização não governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras, na Serra Leoa, está infetada com o vírus Ébola e foi hoje repatriada para Oslo, onde vai receber tratamento.
A Europa chegou tarde ao combate ao ébola e a comunidade internacional foi negligente, acusam 44 especialistas mundiais em saúde pública, entre os quais o ex-diretor-geral da Saúde José Pereira Miguel, numa carta aberta publicada na revista The Lancet.