Cerca de 269 mil toneladas de resíduos plásticos flutuam atualmente na superfície dos oceanos de todo o planeta, indica um estudo de uma equipa internacional de investigação.
A revista decidiu distinguir os homens e mulheres que trabalharam contra a doença "por arriscar, por persistir, por sacrificar e por salvar" milhares de vidas, sobretudo, na África Ocidental.
Os deputados da oposição na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) criticaram hoje a decisão do Governo Regional de não construir um novo hospital de raiz e ter optado pela ampliação da atual unidade hospitalar do Funchal.
O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, disse hoje em Coimbra que o racionamento da saúde leva à violação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Um estudo realizado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) de Coimbra conclui que apenas 10,7% dos jovens a frequentar o 1.º ano das universidades da região Centro realizaram o teste de VIH.
Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, anunciaram na quarta-feira “avanços significativos” na compreensão da doença de Alzheimer, no âmbito de um estudo que apresenta novas formas de diagnóstico e de tratamento e foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
O vírus do Ébola e a bactéria legionella colocaram a Saúde no centro das atenções mediáticas, com os constrangimentos financeiros, as reivindicações dos profissionais e o combate à fraude a marcarem a restante agenda do setor em 2014.
Os Prémios Pfizer de Investigação, que vão ser entregues em Lisboa esta quarta-feira, distinguem, este ano, trabalhos sobre um novo mecanismo de controlo da divisão celular e as potencialidades de tratamentos de leucemias, anunciaram as entidades promotoras.
Quinze hospitais estão nomeados para o "top" 5 das melhores unidades deste género no Serviço Nacional de Saúde, de acordo com um "ranking" elaborado por uma empresa privada.
"São os melhores resultados que já tivemos e é uma notícia maravilhosa em termos de saúde pública", disse o diretor do programa mundial da Organização Mundial de Saúde contra a doença.
Especialistas em doenças respiratórias alertam para a “fraca capacidade” dos cuidados de saúde primários para diagnosticarem a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, o que pode levar a internamentos evitáveis nos hospitais.
Portugal é o segundo país da União Europeia onde as doenças do aparelho respiratório mais matam, a seguir ao Reino Unido, e o que tem a mais alta taxa de mortalidade por pneumonia, revela um relatório que será hoje apresentado.
As doenças respiratórias são a primeira causa de letalidade intra-hospitalar, representando, no ano passado, mais de um quarto de todos os óbitos hospitalares, segundo um relatório oficial.
Devido às limitações a que estão sujeitos como consequência da doença, muitos doentes renais crónicos descartam quaisquer atividades físicas, uma situação para a qual a Sociedade Portuguesa de Nefrologia alerta, incentivando a uma prática de exercício físico de trinta minutos por dia de forma a melh
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda pediu esclarecimentos ao Governo sobre a falta de médicos no Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, anunciou esta terça-feira o partido.
A atual epidemia da febre hemorrágica Ébola começou há perto de um ano e assustou o mundo. Trata-se da “mais grave emergência dos tempos modernos”, afirmou a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan.
As autoridades do Canadá anunciaram esta segunda-feira que sacrificarm 146 mil aves de cinco quintas da Columbia Britânica, no oeste do país, após registo de casos de gripe aviária da estirpe H5N2.
Dois médicos portugueses partiram recentemente para a Guiné-Conacri para reforçar as equipas que combatem o Ébola naquele país, integrados em missões internacionais, anunciou o Ministério da Saúde.
Um dirigente da Ordem dos Enfermeiros afirmou que os portugueses vão cada vez menos às urgências, mas com situações clínicas mais graves, por causa dos custos associados a uma ida aos serviços de saúde. Por outro lado, há doentes e idosos a precisar urgentemente de cuidados domiciliários.
O epidemiologista Massano Cardoso defendeu esta sexta-feira, em Coimbra, a necessidade de se rever a legislação sobre publicidade às bebidas alcoólicas para "limitar os impactos negativos" na saúde e comportamento das pessoas.
Peritos nacionais e internacionais indicados por seis companhias farmacêuticas multinacionais vão apresentar novas terapêuticas e tecnologias na área do cancro do pulmão e da mama, melanoma, leucemia, hepatite C e radioterapia.