A Câmara de Oleiros vai financiar os jovens naturais do concelho que se queiram formar em medicina, tanto em Portugal como no estrangeiro, para fomentar a fixação de médicos no concelho, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.
A associação Nomeiodonada prevê abrir no início de 2015 o “Kastelo”, um projeto pioneiro de cuidados continuados e paliativos a crianças, premiado com 100 mil euros que vão ser usados a equipar o ginásio de fisioterapia.
O impacto das alterações climáticas é ainda uma incógnita no que toca à saúde humana a longo prazo. Porém, o planeta continua a sofrer com o aquecimento global. E as previsões meteorológicas para Paris, no dia 16 de agosto de 2050, são de 40º C, enquanto no resto da França são esperadas tempestades
Portugal precisa de mais camas de internamento psiquiátrico para crianças e jovens, dado existirem apenas 24 para todo o país, alerta o relatório “Portugal – Saúde Mental em Números 2014”, que é hoje apresentado.
O número de vítimas mortais em acidentes de viação com substâncias psicotrópicas no organismo, nomeadamente álcool e drogas, aumentou nos últimos cinco anos, de acordo com o relatório “Portugal – Saúde Mental em Números 2014”.
Um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas, patologias que mais contribuem para anos de vida perdidos, a seguir às doenças cérebro-cardiovasculares, segundo o relatório “Portugal – Saúde Mental em Números 2014”, hoje apresentado.
Uma nova substância, testada em ratos, revelou-se promissora na recuperação de funções perdidas na sequência de lesões na medula espinal, conclui um estudo publicado na revista Nature.
Os doentes com esclerose múltipla esperam, em média, um mês e meio pela primeira consulta da especialidade após o diagnóstico e a maioria apenas tem duas consultas por ano, revela um estudo hoje divulgado.
Um em cada quatro doentes com esclerose múltipla foi obrigado a mudar o tipo de trabalho que realizava devido à doença, revela um estudo da Faculdade de Farmácia da Universidade Lisboa divulgado esta quinta-feira.
O Ébola é a doença que mais preocupa os portugueses a seguir ao cancro, ficando à frente das cardiovasculares, que são as que mais matam em Portugal, segundo um estudo hoje divulgado no âmbito do Think Tank Inovar Saúde.
Os preços elevados e a dificuldade de introdução e aprovação no mercado português são os principais obstáculos ao acesso dos doentes a medicamentos inovadores para o cancro, que permitem aumentar em cerca de 60% a taxa de sobrevivência.
O secretário-geral da Liga Portuguesa Contra o Cancro concorda que as associações representativas dos doentes devem ser envolvidas na tomada de decisões sobre o acesso a medicamentos inovadores, como adianta um estudo nacional.
Uma equipa de três oftalmologistas e uma enfermeira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra integrou uma missão na Amazónia, onde foram realizadas mais de 400 cirurgias em seis dias, referiu Joaquim Murta, um dos médicos.
Um estudo científico da Universidade Oxford revela que o vírus está a mudar e a tornar-se menos letal, o que pode facilitar os esforços mundiais no combate à Sida.
A Organização Mundial de Saúde publicou esta quarta-feira novas recomendações na luta contra o cancro do colo do útero para permitir uma melhor prevenção nos países pobres.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se esta quarta-feira, com as comemorações oficiais a cargo do Instituto Nacional de Reabilitação, entre assinatura de protocolos, entrega de prémios e conferências.
Apenas um em cada 20 dos semáforos de Lisboa tem sinais sonoros para cegos, segundo um inventário feito em várias zonas da cidade, que identifica também diferentes obstáculos à mobilidade das pessoas com deficiência.
Espanha está oficialmente livre do vírus do ébola, 42 dias depois dos testes na única paciente contagiada pela febre hemorrágica em território espanhol acusarem negativo.
Um seminário que terá lugar em Coimbra no dia 3 de dezembro promove a discussão com diversos parceiros e entidades do setor sobre como colocar de um modo integrado tecnologias de informação, comunicação e eletrónica ao serviço da saúde e qualidade de vida.
Um trabalho realizado por investigadores da Universidade de Aveiro de caracterização química detalhada do medronho, usado sobretudo em licores e aguardentes, revelou benefícios para a saúde do consumo daquele fruto.
Os primeiros 34 voluntários que participam, em Genebra, Suíça, num ensaio clínico de uma vacina experimental canadiana contra o vírus Ébola toleraram bem a injeção, segundo um comunicado divulgado hoje pelo Hospital Universitário de Genebra (HUG).
Os bisfosfonatos, uma terapia para a prevenção e tratamento da osteoporose, também seriam eficazes contra alguns tipos de cancro agressivos do pulmão, mama e do cólon, segundo uma investigação feita em ratos e células humanas apresentada na segunda-feira.
Uma em cada duas mulheres com deficiência é vítima de violência de género, incluindo abusos sexuais, revela um estudo nacional, o que leva investigadores a defender que a educação sexual é “absolutamente necessária”, opinião partilhada por quem tem deficiência.