O bastonário da Ordem dos Médicos avisou o ministro da Saúde de que vai ter de escolher se quer uma saúde com médicos ou sem médicos, admitindo ainda abandonar o Conselho Nacional de Saúde (CNS).
A adesão à greve nacional dos médicos situa-se entre os 75% a 80% na região Centro, quer nos hospitais quer nos centros de saúde, segundo dirigentes dos sindicatos que convocaram a greve para hoje.
As pessoas que se considerem mal classificadas do ponto de vista do género sexual poderão requerer a alteração do seu registo de nascimento, segundo uma decisão do Tribunal Constitucional alemão.
As mulheres que usam dispositivos intrauterinos (DIU) como método contracetivo correm menor risco de cancro do colo do útero, o terceiro tumor maligno mais comum em mulheres, avançam cientistas norte-americanos.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos acusou o presidente do Conselho Nacional da Saúde de ser “useiro e vezeiro em atitudes antimédicas” e disse compreender a intenção do bastonário da Ordem dos Médicos de pedir a sua demissão.
A greve dos médicos causou hoje de manhã o cancelamento de muitas consultas e algumas cirurgias programadas no hospital de Aveiro, com alguns utentes a manifestarem o seu descontentamento.
Os sindicatos médicos anunciaram que até ao final do ano existirão novos dados reivindicativos e novas movimentações, os quais poderão significar “uma nova e mais alargada greve médica”.
Cientistas e ativistas defendem a utilização de mexilhões como agentes naturais de despoluição, aproveitando a capacidade de filtragem dos moluscos para combater o excesso de nutrientes, a chamada eutrofização.
O presidente do Conselho Nacional de Saúde recusou hoje comentar o pedido da sua demissão feito pelo bastonário dos Médicos, mas reafirmou que deve debater-se a transferência de tarefas hoje exercidas por médicos para outros profissionais de saúde.
Vários utentes saíram hoje dos Hospitais da Universidade de Coimbra a lamentar o adiamento de consultas face à greve dos médicos, falando de um dia "perdido" e "estragado", ao contrário de outros que falam de um dia "normal".
Uma equipa de investigadores internacionais, que inclui dois cientistas portugueses, usou moléculas sensíveis à luz com infravermelho para tratar a doença, revela a Nature Communications.
O número de casos confirmados de doença dos legionários subiu para 38, com dois óbitos e cinco doentes internados nos cuidados intensivos, anunciou hoje a Direção-geral da Saúde (DGS).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que criadores de gado e indústria alimentar parem de dar antibióticos a animais de consumo humano para estimular o seu crescimento e prevenir doenças não diagnosticadas.
Os sindicatos médicos que promovem a greve que decorre desta as 00:00 de hoje revelaram que a adesão ao protesto é maior do que a registada nos anteriores e mostraram-se disponíveis a novas formas de luta.
O Governo francês vai opor-se à proposta da Comissão Europeia que pretende prolongar por cinco anos a licença de utilização do herbicida glifosato, admite o ministro do ambiente Nicolas Hulot.
O bloco operatório do hospital de S. João, no Porto, está encerrado devido à greve dos médicos, que está a ter uma “adesão elevada”, disse à agência Lusa Merlinde Madureira, da Federação Nacional dos Médicos (FNAM).
O ministério da Saúde acredita que, até ao final do ano, chegará a um consenso com os sindicatos médicos, que hoje cumprem um dia de greve nacional, a segunda paralisação geral deste ano.
O ministro da Saúde avisou hoje que um bastonário não deve ser um agente político ou partidário e que as ordens profissionais não devem confundir os seus papéis.
Os moradores da Rua do Souto de Fora, em Vila Nova de Famalicão, queixaram-se hoje do cheiro "nauseabundo” e “cenário horripilante" que frequentemente assola aquela artéria devido ao transbordo de "água com sangue de animal" das tampas de saneamento.
A Guiné-Bissau tem vindo a registar "um aumento preocupante" de casos de crianças com diabetes, diz o médico Mboma Sanca, chefe dos serviços dos cuidados intensivos no hospital Simão Mendes de Bissau.
Cerca de um milhão de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinou contra a gripe, de acordo com os novos dados do Vacinómetro, que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários.
O diretor do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, Pedro Graça, disse hoje à Lusa que é necessário simplificar os rótulos dos alimentos para aumentar o acesso das pessoas com menor literacia a uma alimentação equilibrada.