A Estratégia Nacional para a Saúde da Visão, que hoje entra em discussão pública, define como prioritárias as crianças prematuras com alto risco de desenvolver retinopatia e sugere reformular as urgências de Lisboa e criar uma nova no Algarve.
Investigadores do Porto estão a desenvolver um produto para incorporar em rações de aquacultura, composto por bactérias que fornecem benefício para a saúde dos peixes e que são capazes de combater as principais doenças bacterianas associadas a essas espécies.
Catorze distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e dos Açores apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A instabilidade atmosférica, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior, regressa ao continente a partir de quinta-feira, adiantou à Lusa a meteorologista Patrícia Gomes.
A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar considerou hoje "escandaloso" o ritmo de abertura de 20 USF por ano e desafiou o Governo a “acabar com as quotas” para estas estruturas para acabar com as desigualdades no país.
A relação entre a obesidade e o cancro da próstata, bem como a prevenção e tratamento desta doença, vão ser objeto de estudo num projeto que vai ser desenvolvido pela Universidade da Beira Interior (UBI), foi hoje anunciado.
A comissão de trabalhadores do Infarmed alertou para o perigo de a transferência da agência para o Porto pôr em causa a missão daquele organismo, segundo as conclusões do grupo de trabalho que avaliou o impacto da mudança.
Análises realizadas em amostras colhidas em 15 ETAR, de norte a sul do país, revelaram a presença de quantidades elevadas de material genético de alguns vírus, tais como poliomavírus JC e Norovírus.
A Ordem dos Médicos vai averiguar a alegada criação de falsos perfis médicos no Centro Hospitalar Barreiro Montijo que permite que profissionais não médicos acedam a processos clínicos.
A deslocalização do Infarmed para o Porto pode melhorar funcionamento do instituto ao nível da produtividade, segundo o relatório do grupo de trabalho criado para avaliar o impacto da mudança, que adianta ainda estratégias para proteger recursos humanos.
O bastonário da Ordem dos Médicos defende uma maior regulamentação da telemedicina nos hospitais portugueses, na sequência da morte de uma doente examinada por telerradiologia no Centro Hospitalar do Oeste.
Doze distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e dos Açores apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um engenheiro informático de 24 anos do Uganda, Brian Gitta, ganhou o Prémio África com um dispositivo inovador que testa a malária sem tirar sangue, o ‘Matibabu’, palavra suaíli para "tratamento".
O distrito de Bragança está hoje sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A greve dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica na Madeira registou hoje uma adesão de 54% ao nível hospitalar e de 59% nos centros de saúde no turno da manhã, informou o Serviço Regional de Saúde (SESARAM).
O Centro Hospitalar do Oeste não conseguiu responsabilizar uma empresa de telemedicina, nem obter esclarecimentos junto do médico responsável pelos exames de radiologia, no caso de uma utente que acabou por morrer. Ordem dos Médicos quer investigação profunda aos contratos dos hospitais públicos com
O BE anunciou hoje que vai baixar à comissão de especialidade, sem votação, a sua proposta para a nova Lei de Bases da Saúde para “não defraudar bloquistas e socialistas que acreditam no Serviço Nacional de Saúde”.
O parlamento aprovou hoje, com os votos contra do PS, um projeto de resolução do Bloco de Esquerda que recomenda o reforço do orçamento da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) em 1,5 milhões de euros.
O PCP considera que a resolução das “gritantes carências” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não depende de qualquer alteração à atual Lei de Bases da Saúde, sendo antes uma questão de vontade política.
A adesão à greve de hoje dos técnicos de diagnóstico e terapêutica ronda os 95% nos hospitais da região Norte, com nenhuma colheita de sangue feita nas unidades do São João e Santo António (Porto), disse fonte sindical.
Reduzir o horário de trabalho no serviço de urgência e abrir concursos para recém-especialistas são algumas das soluções apontadas hoje pelo Sindicato Independente dos Médicos para diminuir as listas de espera.
Exames de radiologia, análises clínicas e serviços de fisioterapia cancelados são os principais efeitos da greve de hoje dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica no Alentejo, onde a adesão situa-se "entre 90% e 100%", segundo fonte sindical.
A adesão à greve de hoje dos técnicos de diagnóstico e terapêutica está a rondar os 85% na região Centro, registando-se valores de 100% em alguns serviços, disse à agência Lusa fonte sindical.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou-se hoje convicta de que as zonas de maior pressão populacional no verão estão preparadas para responder aos cuidados de saúde no âmbito do Plano de Contingência Sazonal.