Mais de seis em cada dez casos de VIH diagnosticados em pessoas entre os 15 e os 29 anos em Portugal ocorre em homens que têm sexo com homens, segundo um relatório oficial que é hoje divulgado.
A universidade chinesa de Ciência e Tecnologia do Sul anunciou hoje que vai abrir uma investigação ao caso envolvendo um dos seus professores que revelou ter criado os primeiros bebés do mundo geneticamente manipulados.
Mais de 13.400 casos de sarampo foram registados no último ano em 30 países europeus, incluindo 126 casos em Portugal, segundo um relatório do Centro Europeu de Controlo de Doenças.
O Sindicato dos Enfermeiros denunciou no sábado um surto de sarna no serviço de ortopedia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que já atinge uma dezena destes profissionais, comprometendo o funcionamento deste serviço.
Há ainda registos de falhas na referenciação dos utentes para especialidades hospitalares e também de falhas consecutivas no sistema de prescrição de exames sem papel.
Angola registou, entre janeiro e março deste ano, 50.046 casos de tuberculose, um aumento significativo comparativamente a todo o ano de 2017, em que foram notificadas 57.877 incidências, indicou fonte sanitária angolana.
O Presidente da República apelou, no sábado, aos médicos recém-formados para que não abandonem o país nem o Serviço Nacional de Saúde (SNS), numa cerimónia em que centenas de novos médicos fizeram o seu juramento de Hipócrates.
Os efeitos da depressão Diana deverão começar a sentir-se a partir da tarde de hoje no grupo ocidental dos Açores, que vai estar sob aviso vermelho, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A empresa de Coimbra Abtrace garantiu um financiamento de dois milhões de euros para desenvolver na incubadora do Instituto Pedro Nunes (Universidade de Coimbra) uma ferramenta para combater a resistência a antibióticos, foi hoje anunciado.
A bactéria 'legionella' foi detetada na água dos chuveiros do balneário do pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica de Pias, Serpa, que estão interditados, mas sem haver casos de doença registados, disse hoje fonte da unidade de saúde pública.
A Direção-Geral da Administração da Justiça, que gere a colocação dos funcionários judiciais, enviou inúmeros detalhes da vida pessoal de uma dezena de funcionários dos tribunais a colegas que acabaram preteridos num concurso de transferência de posto de trabalho.
Um cientista chinês afirmou hoje que ajudou a criar os primeiros bebés geneticamente manipulados do mundo, gémeas cujo ADN He Jiankui disse ter alterado com tecnologia capaz de reescrever o 'mapa da vida'.
O surto de ébola na República Democrática do Congo (RDC) já infetou mais de 400 pessoas, sendo que 231 morreram, segundo os mais recentes dados do Ministério da Saúde do país.
Uma Investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas expôs falhas na regulação de várias dezenas de aparelhos médicos. O Infarmed garante que "não há motivos para alarme", apesar de haver, pelo menos, 80 casos de roturas de implantes mamários da empresa Poly Implant Prothese (PIP) em Portugal.
Os médicos de medicina interna e medicina geral defendem soluções alternativas ao serviço de urgência, como hospitais de dia de horário alargado para o agravamento de doenças crónicas e a criação de centros de diagnóstico rápido.
As intenções de doação cadavérica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) “cresceram significativamente” nos últimos dois anos, passando de 156 doações, em 2016, para 428 até novembro 2018 (274,3%), foi hoje revelado.
Mais de 500 cirurgias foram adiadas no primeiro dia da greve cirúrgica dos enfermeiros, segundo os sindicatos, que estão a reunir-se com os hospitais para afinar os serviços mínimos para salvaguardar que nenhum doente grave fica por operar.
Um estudo levado a cabo pela investigadora Joana Castro Pereira, da Universidade Lusíada e IPRI-NOVA, aponta para um aumento do fosso entre a ciência e a ação política, e expõe razões de ordem cognitiva, cultural, institucional e política que levam a humanidade a negligenciar e a não agir perante o
As duas crianças diagnosticadas com sarampo nos atuais surtos que já afetaram 18 pessoas não estavam vacinadas, disse hoje à Lusa a diretora-geral da Saúde.
A Fundação Bial anunciou que vai lançar em 2019 a 1.ª edição do prémio bianual BIAL no valor de 300 mil premiar descobertas científicas na área da biomedicina.
À semelhança do que já tinha acontecido em 2017, a reta final de 2018 volta a ser marcada por um novo surto desta patologia. Esta semana, o número de casos confirmados região de Lisboa e Vale do Tejo subiu para 15. Duas das vítimas são crianças.
Os enfermeiros do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra vão estudar a possibilidade de abandonarem os grupos de trabalho que não tenham a ver diretamente com cuidados de saúde, disse à agência Lusa fonte sindical.