O diretor do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas alertou este domingo que chegam aos serviços casos cada vez "mais complicados", doentes mais velhos e dependentes, o que representa um desafio médico, mas também social.
A organização humanitária Médicos sem Fronteiras (MSF) quer recrutar pelo menos três dezenas de profissionais este ano através da sua nova representação que acaba de abrir em Portugal.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) baixou de aviso laranja para amarelo, o segundo menos grave, sete distritos de Portugal continental.
O Metropolitanos de Lisboa anunciou hoje que 32 das suas estações estão equipadas com aparelhos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), com capacidade de serem operados por cerca de 300 operacionais.
A Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica vai ter uma resposta específica para mulheres com doenças mentais, com a criação de uma casa de abrigo com capacidade para dez pessoas, que é apresentada na próxima segunda-feira.
Um tribunal francês deu o seu aval à decisão de uma equipa médica de interromper o suporte de vida fornecido a um paciente em estado vegetativo há uma década. É mais um capítulo de um longo caso que divide o país há mais de 10 anos.
Um conjunto de 16 distritos do sul e interior centro de Moçambique estão em situação de crise alimentar, indica a Rede de Sistemas de Alerta Antecipado de Fome (rede Fews, sigla inglesa), que agrega organizações norte-americanas.
O parlamento aprovou hoje, na generalidade, dois projetos de resolução apresentados por PSD e PAN que recomendam ao Governo um maior investimento na área dos cuidados paliativos, mais camas e um reforço das equipas comunitárias.
A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros denunciou hoje a existência de "uma grande tensão" no Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira devido à indisponibilidade dos médicos para ajustarem os tempos de cirurgia às equipas de enfermagem disponíveis.
Quase metade dos americanos sofre de doenças cardiovasculares, um aumento significativo em relação a anos anteriores que se deve a uma nova definição da hipertensão, informou a Associação Americana do Coração (AHA, sigla em inglês).
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (OM) denunciou hoje que o serviço de urgência do Hospital de Santo André, em Leiria, está à "beira da rutura".
A gripe em Portugal atingiu na quarta semana deste ano uma taxa de incidência de 89,3 por cada 100.000 habitantes, segundo o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe.
O número de mortos por contágio do vírus Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo), aumentou para 465 até quarta-feira, mas mais de 250 pessoas infetadas foram dadas como curadas, informou o Ministério da Saúde congolês.
A greve dos enfermeiros aos blocos cirúrgicos que começou na quinta-feira está hoje com uma adesão quase total, com as salas operatórias a trabalhar em serviços mínimos, segundo o Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE).
Quase metade dos estudantes universitários de Coimbra que participaram num inquérito sobre dádiva de sangue afirmam que não dão sangue "por medo", revela um estudo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).
Um corpo mumificado do século XVI, encontrado no Equador, vai ajudar a traçar a história de uma dolorosa doença que se estendeu a vários continentes, entre eles a América e Europa. Quem o está a analisar é um médico legista francês que já estudou os restos de mortais de Adolf Hitler e René Descartes
Vários distritos da costa ocidental de Portugal continental estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de agitação marítima, o que levou já ao encerramento de oito barras, segundo o IPMA e a Marinha.
Portugal surge em 24.ª posição no novo 'ranking' coordenado pela Universidade do Minho (UMinho) que avalia a qualidade de 110 países, ocupando a Suíça o primeiro lugar e Moçambique o último, revelou hoje a academia.
O Presidente da República vetou o diploma do Governo que procede ao reconhecimento de interesse público da Escola Superior de Terapêuticas Não Convencionais, invocando falta de validade científica comprovada.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) justificou a mortalidade com valores acima do esperado em janeiro, apesar da intensidade moderada da gripe, com o "frio extremo" que "descompensa" os mais idosos e com doenças crónicas.
Pelo menos 500 cirurgias consideradas prioritárias ou muito prioritárias foram adiadas devido à primeira greve dos enfermeiros em blocos operatórios, segundo dados de dois hospitais onde decorreu a paralisação que terminou em dezembro de 2018.
A greve dos enfermeiros nos blocos cirúrgicos obrigou ontem ao adiamento de pelo menos 261 cirurgias marcadas para o período da manhã em cinco hospitais da região Norte, disse à Lusa fonte sindical.