Numa altura em que Lisboa e Vale do Tejo é o principal foco da pandemia, Sardoal, integrado nesta região de saúde, tem oficialmente dois casos, mas na realidade nenhum residente no concelho teve covid-19, segundo o município.
A desertificação é uma das “forças inimigas” do Alentejo, mas "aliada" a alguma sorte e ao civismo dos habitantes, grande parte idosos, pesou para que existam concelhos sem casos de covid-19 desde o início da pandemia.
O despovoamento territorial e isolamento das populações, bem como o comportamento cívico dos cidadãos e medidas tomadas atempadamente, explicam, segundo vários presidentes de Câmara, a ausência de casos de covid-19 em municípios do interior da região Centro.
O confinamento antes do estado de emergência nacional, vigilância e apoios para evitar saídas de casa terão sido os “segredos” dos três concelhos do Norte sem casos de covid-19, todos no distrito de Vila Real, descrevem os autarcas.
A localização periférica, a baixa densidade populacional, o espírito comunitário e também o “fator” sorte são algumas das razões que ajudam a explicar a ausência de casos de COVID-19 em quatro dos 16 concelhos do Algarve.
Pelo menos 33 municípios do continente, localizados sobretudo no interior do Alentejo e do Centro, mantêm-se até hoje imunes à pandemia, sem casos de COVID-19, segundo um levantamento feito junto de autarquias e autoridades de saúde.
A Bélgica registou nas últimas 24 horas um recuo do número de novos casos de covid-19, para 212, uma subida nas mortes, para 42, havendo ainda um menor risco de transmissão, segundo dados oficiais hoje divulgados.
A Rússia registou um aumento de 232 mortes por COVID-19 nas últimas 24 horas, a maior subida desde que foram aplicadas as medidas contra o novo coronavírus, indicaram hoje as autoridades sanitárias.
Brasil e Estados Unidos registaram nas últimas 24 horas mais de 1.000 mortes cada por coronavírus, enquanto a Europa continua a sua cautelosa suspensão do confinamento, que inclui a reabertura de cafés, restaurantes e museus em França e o regresso do futebol em alguns países.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que passou a noite num hotel para verificar as condições de higiene e considerou que "são muito estritas", com "desinfeção permanente".
A Alemanha regista até hoje um total de 180.458 casos diagnosticados de COVID-19, um aumento de 741 nas últimas 24 horas, num dia em que o virologista Christian Drosten considerou que uma segunda vaga agressiva pode ser evitada.
O sistema de saúde da Guiné-Bissau pode colapsar devido à pandemia do novo coronavírus, que já infetou quase 1.200 pessoas no país e provocou oito vítimas mortais, alertam as Nações Unidas.
Muitas crianças da Guiné-Bissau podem não regressar à escola e a migração deverá aumentar devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, segundo um relatório divulgado pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento.
O número de mortos em África pela covid-19 aumentou para 3.790 nas últimas 24 horas, mais 94, em mais de 129 mil casos de infeção em 54 países, de acordo com dados sobre a pandemia naquele continente.
A Direção-Geral da Saúde publicou o documento de orientações "para utilização de equipamentos culturais", que coincide com regras já divulgadas pelos serviços do Ministério da Cultura, no último mês, com a aplicação do "Plano de Desconfinamento".
Menos de metade dos portugueses conhecem doenças relacionadas com o aparelho digestivo, alerta a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, que insiste na necessidade de apostar na prevenção, com análises e exames que podem salvar vidas.
O uso do fármaco hidroxicloroquina em doentes com covid-19 está suspenso após uma recomendação conjunta do Infarmed e da Direção-Geral da Saúde emitida ontem.
Os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria e Braga estão hoje sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Brasil registou nas últimas 24 horas 1.156 mortos e 26.417 novos infetados pelo novo coronavírus, sendo o terceiro dia consecutivo em que o país regista mais de mil óbitos, informou na quinta-feira o executivo.
Os Estados Unidos registaram 1.297 mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 101.573 o total de óbitos no país desde o início da epidemia, indicou um balanço da Universidade Johns Hopkins.
A Organização Mundial de Saúde acusou hoje a indústria do tabaco de usar um milhão de dólares por hora a tentar vender os seus produtos e de querer viciar cada vez mais jovens em cigarros eletrónicos como se fossem doces.
A rede social Twitter contestou hoje uma mensagem do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China sobre a origem da covid-19, após a verificação das informações.
Os projetos-piloto experimentais dos cuidadores informais vão avançar em junho, depois de o seu arranque ter sido suspenso devido à COVID-19, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.