Os primeiros doentes com covid-19 foram anunciados em Portugal há três meses, depois de mais de meia centena de casos suspeitos terem dado negativo e numa altura em que o mundo unia esforços para combater um vírus desconhecido.
As escolas fecharam, as pessoas ficaram presas em casa e presos foram soltos, empresas faliram, morreram pessoas, na rua anda-se de máscara e já ninguém se beija ou abraça. Tudo em três meses, tudo devido à pandemia de covid-19.
A doença respiratória covid-19, causada por um novo coronavírus, detetado em dezembro na China, disseminou-se pelo mundo, tornando-se numa pandemia, e foi diagnosticada em Portugal em 02 de março.
Os trabalhadores em empresas e locais de trabalho com fatores de risco na região da grande Lisboa estão a ser testados para covid-19 numa ação de despistagem que arrancou no sábado e se prolonga pelos próximos dias, anunciou o Governo.
O Presidente Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório.
O Ministério da Saúde espanhol anunciou hoje 43 mortes devido à covid-19 durante a última semana, aumentando para 27.125 o número total de óbitos, quatro nas últimas 24 horas, nas quais foram registados 271 novos casos positivos.
A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, uma redução no número de novos casos de covid-19, para 125 (menos 87), e de mortes devido ao novo coronavírus, para 23 (menos 19), informaram hoje as autoridades de saúde belgas.
O Reino Unido comunicou hoje a morte de mais 215 pessoas devido à covid-19 em hospitais, residências e lares, elevando para 38.376 o número total de mortes pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.
Cabo Verde registou hoje mais 15 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, todos na cidade da Praia, elevando o acumulado no país para 421, no dia em que mais 12 doentes tiveram alta, segundo fonte oficial.
Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus e têm apenas dois doentes por recuperar na ilha de São Miguel, segundo a Autoridade de Saúde Regional.
O Governo vai identificar locais alternativos para o confinamento domiciliário sempre que se comprove que as habitações não tenham condições de habitabilidade para se cumprir o isolamento, disse hoje a ministra da Saúde.
Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 10 casos positivos de covid-19, elevando o total de infetados de 234 para 244, mantendo os dois óbitos registados, anunciou hoje a diretora de Saúde Pública, Rosa Marlene.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 364.362 pessoas e infetou mais de 5,9 milhões em todo o mundo, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais dos países.
A Rússia está perto de alcançar os 400 mil infetados por covid-19, com um aumento diário de cerca de nove mil novos casos, desde a última semana, registando 181 mortes nas últimas 24 horas, foi hoje revelado.
Portugal regista hoje 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
O hospital de campanha instalado na Arena Dolce Vita de Ovar ainda tem internados três doentes com covid-19, mas será desmantelado na próxima sexta-feira, anunciou hoje a administração do Hospital Francisco Zagalo, que gere essa enfermaria provisória.
O continente africano registou 132 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, dos 3.922 óbitos contabilizados até hoje, de um total de 135.292 infetados, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia na região.
Vários municípios do distrito de Viseu vão manter operacionais as instalações criadas para dar apoio aos hospitais e aos lares de idosos em caso de necessidade devido à pandemia de covid-19.
O médico português Francisco Pavão considera que Angola "fez a diferença" ao adotar com antecipação medidas de prevenção e combate à covid-19, salientando que a população está também "mais preparada" para viver com epidemias.
O Governo russo questionou hoje a saída dos Estados Unidos da América da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerando que prejudica as relações de cooperação na saúde numa altura crítica devido à situação pandémica causada pelo novo coronavírus.
A comunidade portuguesa em vários países europeus planeia passar as férias de verão em Portugal, mas aguarda com expetativa mais informações sobre a forma mais segura de o fazer, estando mais inclinada a fazer a viagem de carro.
O centro comercial Ubbo, na Amadora, prepara-se para a reabertura das lojas e adotou regras e tecnologias para ajudar os clientes na nova forma de estar no ‘shopping’ em segurança, face à pandemia de covid-19.