"Enviamos 18 amostras para análise. Doze delas deram positivo. Dez dos pacientes que deram positivo morreram e os outros dois estão em tratamento", declarou à agência de notícias France Presse uma autoridade de saúde do distrito de Kozhikode, no estado de Kerala, sul do país.

A mordedura destes 10 animais pode matá-lo em minutos
A mordedura destes 10 animais pode matá-lo em minutos
Ver artigo

Essas mortes foram registradas durante o mês de maio, mas nenhuma nos últimos dias. As autoridades sanitárias locais estão em alerta.

Bem conhecido no sul e sudeste da Ásia, o vírus Nipah, transportado pelo morcego frutívoro, é fatal em 70% dos casos. O vírus foi identificado pela primeira vez na Malásia em 1998, na região de mesmo nome.

É contraído quando se consome alimentos infetados pelo morcego portador, especialmente frutas, ou através de outros animais contaminados pelo quiróptero.

No passado, também houve casos de transmissão entre humanos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por esta razão, as autoridades indianas proíbem os parentes de tocarem nos corpos das vítimas, procedendo à sua incineração.

Todas as vítimas contraíram esta zoonose no distrito de Kozhikode, uma área que nunca tinha registado casos do vírus Nipah. Entre as primeiras vítimas fatais, há vários membros de uma mesma família e uma enfermeira que os tratou.

O governo pediu à população que não cedesse ao pânico e permanecesse vigilante.

O vírus pode causar encefalite e provocar o coma no paciente.

O Nipah matou 260 pessoas na Malásia, Bangladesh e Índia desde que foi identificado pela primeira vez há duas décadas.