Segundo aquele município do distrito do Porto, as atividades vão decorrer nas tardes de segunda-feira, terça e quarta-feira, no âmbito do Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança, da Guarda Nacional Republicana.

Aquele programa da autoridade policial “visa apoiar a população mais desfavorecida e vulnerável, como é o caso dos idosos que vivem afastados ou isolados dos centros populacionais mais ativos”, refere-se num comunicado enviado à Lusa.

Em Amarante, acrescenta-se, a GNR sinalizou 102 idosos nesta situação.

“Com esta atividade conjunta, visitamos as pessoas idosas em condições de isolamento e vulnerabilidade social, recordamos as tradições e proporcionamos um momento de partilha e animação”, explica Jorge Ricardo, vereador na câmara de Amarante, citado na informação.

No âmbito desta atividade, o município, em parceria com a GNR, oferece um presente simbólico a cada idoso sinalizado, no dia do seu aniversário.

“São pequenos gestos, mas acreditamos que fazem a diferença na vida e no dia-a-dia destas pessoas”, acrescenta o autarca.

A Universidade Sénior de Amarante, assinala a autarquia, “tem como missão combater o isolamento e a solidão, proporcionando um envelhecimento ativo, com uma variada oferta de experiências sociais, culturais e educacionais”.