Nove distritos de Portugal continental vão estar a partir de quarta-feira e até à madrugada de quinta-feira em alerta laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

10 truques inteligentes para lidar com o calor (sem ar condicionado)
10 truques inteligentes para lidar com o calor (sem ar condicionado)
Ver artigo

O alerta laranja por causa do calor abrange os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga, entre as 10:59 de quarta-feira e as 03:59 de quinta-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acionou ainda o alerta amarelo para os distritos de Viseu, entre as 09:59 de quarta-feira e as 03:59 de quinta-feira, e Faro, entre as 09:59 de terça-feira e as 23:59 de quarta-feira.

Temperaturas sobem já hoje

Estes avisos surgem numa semana para a qual o IPMA já tinha previsto uma subida da temperatura máxima, que começa já hoje, com os termómetros a chegarem aos 32 graus Celsius em Castelo Branco, Évora e Beja.

Devido ao calor, a Direção-Geral de Saúde, a Proteção Civil e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, vão dar uma conferência de imprensa conjunta, esta segunda-feira, com apelos reforçados à população.

Para proteger a sua saúde é fundamental estar informado e seguir algumas recomendações. Por isso, tome nota dos conselhos da Direção-geral de Saúde:

- Beba água mesmo quando não tem sede

- Se beber sumos opte por sumos de fruta natural sem açúcar

- Evite bebidas alcoólicas e bebidas com muito açúcar

- Faça refeições frias, leves e coma mais vezes ao dia

- Evite refeições muito quentes e muito condimentadas

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.