A medida afetou 900.000 alunos das escolas públicas. A cidade esteve coberta por uma espessa nuvem de fumo durante praticamente todo o fim de semana.

"Foi decidido manter as escolas públicas fechadas no sábado devido à névoa da poluição em Deli", disse à agência de notícias France Presse Yogendra Maan, porta-voz do município.

Mas "as escolas voltarão a funcionar normalmente a partir de segunda-feira", detalhou. A maioria das escolas na Índia têm aulas durante seis dias por semana.

A qualidade do ar em Nova Deli piorou de forma dramática nos últimos anos. A rápida urbanização provocou um aumento das emissões dos carros, das fábricas e das centrais elétricas que usam o carvão como combustível.

Este novo episódio de poluição foi provocado pelas celebrações da festa hindu das luzes - o Diwali, conhecida por ser muito poluente devido à queima de fogo de artifício.

Na segunda-feira (31/10), pela primeira vez na capital indiana, o recorde de 1.000 microgramas de partículas finas por metro cúbico de ar (μg/m3) foi superado num bairro do sul, o RK Puram. Os níveis de partículas no ar estiveram dez vezes superiores aos máximos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia também: Os 10 lugares mais poluídos do mundo

Veja ainda15 consequências das alterações climáticas para a saúde

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.