"Tentamos sempre ir buscar para o nosso concelho este tipo de eventos, que têm um impacto primordial na nossa economia, em especial na restauração e hotelaria, não esquecendo o arrendamento temporário de habitações", reconhece o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.

O autarca revelou que a câmara tem vindo a sensibilizar para o evento os comerciantes da Praia de Mira e garantiu que os principais apoios de praia estarão a funcionar durante os dias do encontro, apesar de a época balnear só começar oficialmente em junho.

"Vamos estar prontos: câmara, comerciantes, autoridades policiais e população em geral", promete o autarca, que pretende encomendar a uma entidade independente um relatório sobre o impacto da iniciativa na economia local.

A 37.ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem vai ter como palco o Parque de Campismo Municipal de Mira, cedido pela autarquia mirense, e reúne estudantes e enfermeiros de todo o país.

Segundo os organizadores do evento, durante uma semana os participantes "realizam formação científica" e partilham experiências.

"Além desta área mais formal, o encontro inclui uma componente cultural e desportiva, que promete animar a Praia de Mira", estando já confirmada para animação noturna a presença das bandas DAMA, ÁTOA, DJ Riot e outras", explica Raul Fernandes, da organização do ENEE.

Raquel Nolasco, presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem (FNAEE) explica que a escolha recaiu sobre a Praia de Mira devido à sua localização, a meio caminho entre as Universidades de Coimbra, de Aveiro e do Porto, e também pela disponibilidade mostrada desde a primeira hora pela Câmara Municipal.

"Estava na hora de regressarmos a Mira, onde há precisamente 30 anos se realizou, no então Parque de Campismo do FAOJ, um decisivo encontro de alunos de enfermagem", explicou.

O ENEE não é completamente aberto ao público, aceitando apenas inscrições de estudantes de enfermagem e enfermeiros nacionais e estrangeiros, que têm direito a levar cada um deles "um acompanhante que não pertença à profissão".

Segundo dados da FNAEE, existem em Portugal 16 mil estudantes de enfermagem e cerca de 60 mil enfermeiros registados.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.