
O principal objetivo é sensibilizar e alertar a população para a necessidade de vigiar regularmente a saúde dos seus olhos, dando particular ênfase ao diagnóstico precoce como fator potencialmente decisivo para a prevenção de doenças oculares.
Pedro Menéres, médico oftalmologista da direção da sociedade afirma que “as pessoas preocupam-se cada vez mais com um estilo de vida saudável, mas muitas ainda esquecem ou desconhecem a necessidade de cuidar devidamente da saúde dos seus olhos. A grande maioria das deficiências visuais podem ser evitadas e/ou tratadas quando detetadas atempadamente”.
Pedro Menéres afirma ainda, “o rastreio para a prevenção da cegueira é das estratégias com melhor relação custo-benefício. As crianças devem ser observadas aos 3 anos, de forma a detetar problemas que passam despercebidos aos pais como o “olho preguiçoso”.
Leia também: 10 mandamentos para uns olhos saudáveis
"Os adultos depois dos 40 anos também devem consultar regularmente o médico oftalmologista: A prevenção do glaucoma, bem como o tratamento desta doença, das cataratas ou das doenças da retina é fundamental", salienta o oftalmologista.
O programa do dia da visão contempla um conjunto de atividades que vão desde rastreios, realizados por médicos de diversos hospitais, até jogos lúdicos e simbólicos que permitirão que a população experimente, ainda que por breves instantes, a dificuldade de viver sem ver.
Comentários