“Estamos muito preocupados e estamos a preparar-nos para todos os cenários, incluindo o pior dos cenários”, declarou o diretor do programa de gestão de situações de emergência da OMS, Peter Salama, durante uma conferência de imprensa em Genebra.

Estes são os 12 vírus mais letais do mundo
Estes são os 12 vírus mais letais do mundo
Ver artigo

Precisou, citado pela France Presse, que a agência especializada das Nações Unidas contabilizou 32 casos, entre os quais 18 mortes, entre 04 de abril e 09 de maio.

O líder da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirmou hoje que acordou com o ministro da Saúde do Congo que as vacinas serão enviadas “o mais rápido possível”, enquanto cresce o número de casos suspeitos.

A febre hemorrágica do ébola, que apareceu pela primeira vez em 1976 no antigo zaire Zaire (agora RDC), procede de um vírus que se transmite por contacto físico com líquidos corporais infetados.

O consumo de carne de animais infetados também é um fator de contágio. A última epidemia de ébola foi em 2017 e fez quatro mortos.

A epidemia mais grave de sempre ocorreu no oeste de África entre 2013 e 2016 e fez 11.300 mortos entre um total de  29.000 casos, a maioria na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa.