Uma mulher de 30 anos morreu - possivelmente na sequência de uma intoxicação por inalação de amoníaco - depois de passar pelo menos duas horas a limpar a cozinha com esse produto e lixívia.

A informação é avançada pela agência de notícias espanhola EFE, que cita fonte dos serviços de Emergência da Comunidade de Madrid (Summa 112).

Estas são as 10 principais causas de morte em Portugal
Estas são as 10 principais causas de morte em Portugal
Ver artigo

A mulher terá morrido na segunda-feira no distrito madrileno de San Blas. Foi a própria mulher que chamou o 112, às 15h00, por se sentir "indisposta".

A mulher estava sozinha em casa e tinha estado durante duas horas a limpar a cozinha, segundo os serviços de emergência.

A vítima começou a sentir-se nauseada e chegou a sofrer uma paragem cardiorrespiratória, escreve a referida agência espanhola.

Quando os bombeiros da corporação de Madrid chegaram ao domicílio a mulher já não respondia ao contacto com os agentes. Os bombeiros tiveram de força a entrada na residência.

O mulher foi encontrada estendida no chão em paragem cardiorrespiratória. Os paramédicos ainda tentaram reanimar a mulher durante meia hora, mas sem efeito.

Fonte dos serviços de emergência adiantou que as causas da morte estão ainda sob investigação, mas admite que a principal hipótese seja a intoxicação por inalação de amoníaco e lixívia.

A mistura dos dois compostos provoca uma reação química que dá lugar a um novo composto, a cloramina, que é tóxica e potencialmente mortal.

Com agências