A Libéria foi o país mais atingido pela epidemia que começou na vizinha Guiné-Conacri em dezembro de 2013, com mais de 4.800 liberianos mortos pelo vírus tropical.

"A Libéria está outra vez livre de Ébola. Acabámos de concluir o período de incubação seguinte ao último caso", disse Sorbor George, responsável pelo gabinete de comunicação do ministério, informa a agência de notícias France-Presse.

O período de incubação definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 42 dias - o dobro do tempo de incubação do vírus - contado a partir da segunda análise negativa ao último paciente conhecido.

Leia também: Os 12 vírus mais perigosos do mundo

Sorbor George, no entanto, pediu prudência e recordou que após declarações precedentes do mesmo tipo foram descobertos novos casos ou focos na Libéria, Guiné ou Serra Leoa.

Além da Libéria, os países mais afetados foram a Guiné-Conacri e a Serra Leoa, declaradas pela OMS livres do vírus a 1 de junho e a 17 de março respetivamente.

Anteriores declarações do fim do vírus foram contudo seguidas da emergência de novos casos.

No total, o vírus afetou 10 países, incluindo Espanha e Estados Unidos, com mais de 28.000 casos notificados e cerca de 11 mil mortes.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.