A informação referente ao ano de 2018, analisada pelo próprio INEM, conclui um elevado grau de satisfação dos utentes assistidos pelos serviços de emergência em Portugal.

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O questionário avaliou a atuação dos profissionais dos Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e dos diversos meios de emergência médica, ao nível técnico e comportamental. Avaliou também o tempo de atendimento das chamadas, o tempo da chegada dos meios de emergência aos locais de ocorrência, ou ainda a qualidade dos meios de emergência em termos de conforto, ruído, estabilidade ou higienização.

"Contabilizando os inquiridos que consideraram o trabalho do INEM excelente, juntamente com os que ficaram muito satisfeitos e aqueles que ficaram satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Instituto, a satisfação global dos utentes do INEM atingiu os 98% em 2018", informa o INEM em comunicado.

Em relação à atuação dos CODU do INEM, 52% dos utentes inquiridos consideraram que os profissionais das centrais médicas tiveram um desempenho excelente, 36% ficaram muito satisfeitos e 9% ficaram satisfeitos. Dois por cento dos inquiridos revelaram ter ficado insatisfeitos.

No que concerne ao tempo para atendimento das chamadas de emergência, 39% dos utentes inquiridos revelaram que foi excelente, 40% consideraram que o tempo para o atendimento foi muito satisfatório e 17% ficaram satisfeitos.

Três por cento dos inquiridos ficaram insatisfeitos e um por cento muito insatisfeito com a demora no atendimento das chamadas de emergência.

Já 50% dos inquiridos consideraram excelentes as explicações e aconselhamentos fornecidos pelos profissionais dos CODU, 37% ficaram muitos satisfeitos e 10% satisfeitos. Dois por cento ficaram insatisfeitos com os aconselhamentos prestados.

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Quanto à atuação da equipa de profissionais que prestou assistência médica no local da ocorrência, 55% dos inquiridos classificou a competência e profissionalismo da equipa como excelente, 41% ficaram muito satisfeitos, dois por cento revelou ter ficado satisfeito e outros dois por cento revelaram insatisfação.

Este inquérito resultou da escolha aleatória de 1.240 chamadas recebidas nos CODU do INEM ao longo de 2018. Dos 1.240 números telefónicos selecionados, 676 (55%) utentes atenderam a chamada do INEM, e destes, 417 (34%) aceitaram responder ao questionário.

O INEM avaliou a satisfação dos seus utentes através de questionários telefónicos. A amostra é selecionada aleatoriamente quanto ao turno, hora e local, ou operador de atendimento, e abrange os cidadãos que recorrem ao INEM em qualquer região de Portugal Continental.