A décima oitava edição do Hospital dos Pequeninos decorre em dois momentos. De 25 a 29 novembro recebe escolas na Cantina I da Universidade de Lisboa. Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro o Hospital instala-se no Pavilhão do Conhecimento para receber as famílias. Em ambas as edições, a entrada é livre e gratuita. As visitas decorrem das 11h00 às 19h00.

O Hospital dos Pequeninos é uma atividade da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), dirigida a crianças dos 3 aos 7 anos, e tem como principal objetivo reduzir o medo e a ansiedade que as crianças sentem quando têm de ir a um Hospital ou quando são confrontadas com a presença de um profissional de saúde.

Por outro lado, sendo uma iniciativa dinamizada por estudantes do curso de Medicina, espera-se que estes utilizem os seus conhecimentos para ajudar os miúdos a perderem o medo do ambiente hospitalar, de uma forma lúdico-didáctica e adaptada à sua idade.

Para participarem, as crianças só precisam de trazer um boneco que tenha um "dói-dói" e vontade de se divertirem. A criança leva um peluche ou boneco e percorre um conjunto de estações que simulam os diferentes serviços hospitalares – Sala de Espera, Sala de Triagem, Consulta, Análises Clínicas, Laboratório de Imagiologia, Bloco de Cirurgia, Sala de Tratamentos, Farmácia e Dentista –, sendo responsável por "tratar" o seu boneco ou peluche.

Na edição de 2018 participaram mais de 2.000 crianças durante o período dedicado às escolas e várias centenas no Pavilhão do Conhecimento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.