Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC adianta que os Serviços de Neurologia e o Centro de Referência de Epilepsia Refratária foram acreditados em maio e que o Serviço de Cardiologia Pediátrica e o Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas em junho.
Segundo a nota, os serviços de Cuidados Intensivos Pediátricos, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório, o Centro de Referência de Onco-Oftalmologia (retinoblastoma e melanoma ocular) e o Centro de Responsabilidade Integrada de Oftalmologia, também estão acreditados desde 2016.
"O reconhecimento da qualidade destes serviços do CHUC, com os quais o Conselho de Administração se congratula, promove a confiança dos cidadãos e fortalece a confiança dos profissionais", adianta o comunicado.
De acordo com a fonte, o CHUC, "na prossecução da sua missão de consolidar a cultura de qualidade e segurança dos cuidados de saúde que presta aos cidadãos, tem vários serviços e centros de referência reconhecidos pelo modelo de certificação ACSA".
Neste momento, estão outros serviços daquela unidade de saúde de Coimbra "em diversas fases do processo de acreditação".
O Programa Nacional de Acreditação em Saúde, criado pelo Despacho n.º 69/2009, de 31 de agosto, aprovou o modelo ACSA como modelo de certificação para as instituições do Serviço Nacional de Saúde.
De acordo com o CHUC, o modelo de Certificação do Ministério da Saúde visa "reconhecer a qualidade das instituições prestadoras de cuidados de saúde e promover o seu empenho voluntário na melhoria contínua, de forma a consolidar a cultura da qualidade e segurança" em todo o Serviço Nacional de Saúde.
O certificado que é outorgado aos serviços "atesta a conformidade com os ‘standards' estabelecidos e os demais requisitos" do modelo de certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde, conclui o CHUC na nota hoje divulgada.
Comentários