Este vídeo, o segundo do projeto da Fundação Rui Osório de Castro, que aborda os tipos de cancro mais comuns no universo pediátrico, visa explicar de forma simples e em formato animado, o que são estes tipos de cancros e o que isso implica, tendo como destinatários principais as crianças a quem é feito um diagnóstico de cancro, as suas famílias e amigos.

Durante cerca de 5 minutos, acompanhamos ao dia-a-dia do João, uma criança a quem é diagnosticado um Tumor no Sistema Nervoso Central desde o momento dos primeiros sintomas, diagnóstico, tratamento até ao seu gradual regresso à vida normal.

“Todos os anos surgem 350 novos casos de cancro pediátrico e ainda é, infelizmente, a primeira causa de morte não-acidental na população infanto-juvenil”, refere Cristina Potier, diretora geral da Fundação Rui Osório de Castro. “O projeto desenvolvido pela Fundação na criação destes vídeos animados pretende explicar esta complicada doença às crianças e aos seus pais. Com uma abordagem única, os filmes sobre tipos de cancro contam uma história ao mesmo tempo que transmitem informação relevante sobre a área da oncologia pediátrica”, desenvolve. “A história tem por base o acompanhamento do processo de diagnóstico e de recuperação de uma criança com a utilização de linguagem científica adaptada também às crianças, permitindo aprendizagem sobre a doença”.

O primeiro vídeo animado sobre tipos de cancro foi lançado em novembro de 2015 e foi sobre a Leucemia. Este vídeo encontra-se disponível no Youtube, onde já conta com quase 15.000 visualizações, no PIPOP, e em vários sites de referência e nas plataformas das quatro unidades pediátricas oncológicas existentes a nível nacional – IPO de Lisboa, IPO de Coimbra, IPO do Porto e Hospital de São João.

Foi mais uma vez produzido pela “Almosthere Design Collective”, e contou com o apoio das médicas pediatras Ana Lacerda, Helena Pragosa e Sofia Nunes, do IPOFG de Lisboa, na elaboração do script. A especialista Ana Lacerda deu ainda voz à personagem médica. As vozes das personagens pai e João ficaram, respetivamente, a cargo de Filipe Duarte e Pedro Coelho, da ZOV – Agência de Voz. Os estúdios foram os da Fundação PT e AMEBA e a música de fundo ficou a cargo do cantor Noiserv.

Consulte o vídeo animado “Sobre Tumores do Sistema Nervoso Central”

Consulte o vídeo animado “Sobre Leucemia

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.