Portugal regista entre 1.500 a 2.000 novos casos de pacientes com linfomas por ano e começam a detetar-se casos em adolescentes de 17 e 18 anos, disse ontem à Lusa a presidente da Associação Portuguesa de Leucemia e Linfomas (APLL).
Em entrevista à Lusa, Isabel Barbosa informou que Portugal regista “entre 1.500 a 2.000 casos de linfomas por ano” e que apesar da maioria dos casos se registarem na idade adulta, há vários casos a registarem-se em jovens com “17 e 18 anos”.
O linfoma, cujo Dia Mundial se assinala na quinta-feira, está entre as 10 primeiras doenças oncológicas”, acrescentou Isabel Barbosa, doutorada em Ciências Biomédicas e a trabalhar no Instituto Português de Oncologia (IPO).
Para angariar fundos de ajuda aos doentes com linfoma, a APLL vai organizar o tradicional passeio de bicicleta pela cidade do Porto, no dia 25, e, pela primeira vez, lança a iniciativa “Pedalar online contra o Linfoma”.
A atividade virtual pretende angariar fãs na rede social “Facebook” e obter por cada novo amigo virtual da APLL um euro e, assim, contribuir na luta contra o linfoma.
O jogo interativo na Internet arranca na terça-feira e estende-se até ao fim de outubro. Os participantes têm de percorrer 3.007 quilómetros fictícios, o perímetro de Portugal, e a corrida está aberta a todos aqueles que se queiram juntar à causa.
Os objetivos principais da iniciativa são angariar verbas para ajudar doentes em ambulatório a comprar medicamentos, pagar a TV Cabo no IPO do Porto, recrutar mais sócios e mobilizar a população para a patologia, explicou a presidente da APLL.
“Com esta pedalada online, a empresa farmacêutica Roche vai-nos oferecer 10 mil euros pelos primeiros 10 mil participantes”, explicou Isabel Barbosa, estimando que o número de fãs seja ainda mais elevado e que se consiga angariar mais sócios para aquela associação.
A corrida virtual conta com o apoio de figuras públicas como o ator Ricardo Pereira, a atriz e cantora Patrícia Candoso, os Anjos dos irmãos Sérgio e Nelson Rosado, a apresentadora Mila Ferreira e a ex-modelo Claúdia Jaques.
Cândido Barbosa, campeão nacional de ciclismo, é outro dos nomes que se associa à iniciativa e vai marcar presença dia 25 na liderança do pelotão do passeio de bicicleta pela cidade do Porto.
13 de setembro de 2011
Fonte: Lusa
Comentários