Testes mostraram que compostos naturais encontrados no solo, apelidados de "malacidins", foram capazes de debelar uma série de doenças bacterianas resistentes à maioria dos antibióticos, entre elas a superbactéria MRSA (Staphylococcus aureus), que é resistente à meticilina.

O estudo, divulgado na publicação científica Nature Microbiology, é a nova esperança na corrida para encontrar antibióticos mais eficazes, escreve a BBC.  As doenças resistentes a antibióticos são uma das grandes ameaças à saúde mundial e matam 700 mil pessoas por ano.

10 erros comuns na toma de antibióticos
10 erros comuns na toma de antibióticos
Ver artigo

O chão está repleto de micro-organismos vivos com potencial para produzir componentes terapêuticos, incluindo antibióticos. Sean Brady, líder da equipa de cientistas da Universidade de Rockefeller, é um dos cientistas dedicados a explorar o potencial medicinal do "solo".

Ainda na fase inicial

A sua equipa está a utilizar uma técnica de sequenciação de genes para analisar mais de mil amostras de solo recolhidas em território norte-americano e já identificou uma nova família de antibióticos, chamada de "malacidins", nas suas amostras, revela o estudo.

Os cientistas testaram esta nova componente natural em roedores contaminados com bactérias resistentes e observaram que infeção que tinham na pele foi eliminada.

Neste momento, escreve a BBC, os cientistas estão a melhorar o medicamento com o intuito de o tornar mais eficaz, na esperança de que essa nova família de antibióticos seja usada em tratamentos em humanos.

"É um longo e árduo caminho entre a descoberta inicial e o uso médico de um antibiótico", admite, no entante, Sean Brady que frisa que o estudo está ainda numa fase inicial.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.