Com esses dados, o México é o 10.º país com mais infeções e o quarto com o maior número absoluto de mortes, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

No balanço diário da pandemia desta segunda-feira verificam-se aumentos de 0,20% nas mortes e de 0,50% nas infeções, em relação ao dia anterior.

As autoridades adiantaram ainda que 721.076 pacientes foram dados como recuperados.

A covid-19 é a quarta causa de morte no México, atrás de doenças cardíacas, diabetes e tumores malignos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia.

Esta segunda-feira entrou em vigor, para as próximas duas semanas, o semáforo de risco epidemiológico do Governo mexicano, que determina a abertura de atividades económicas e sociais, sendo que mais da metade do território está sob risco elevado ou máximo de contágio.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.