A medida abrange “cerca de 350 atletas federados dos escalões de formação de diversas coletividades do concelho”, segundo o município presidido por Júlia Rodrigues.
Com esta medida, a autarquia pretende promover e apoiar a retoma das atividades desportivas das modalidades de médio risco, prevista no plano nacional de desconfinamento, disponibilizando às coletividades desportivas do concelho Testes Rápidos de Antigénio (TRAg).
O município recorda que “nesta terceira fase de desconfinamento está prevista a retoma às atividades desportivas para todos os atletas de formação que se encontrem federados e que apresentem um resultado negativo num teste laboratorial para SARS-CoV-2”.
“Neste sentido e de forma a assegurar o regresso em segurança às atividades desportivas, o município de Mirandela tomou a iniciativa de disponibilizar de forma gratuita os testes iniciais para retorno à prática desportiva dos jovens atletas federados”, refere, em comunicado.
Para beneficiarem deste apoio, os clubes das modalidades com enquadramento no risco médio devem enviar à Câmara Municipal as listagens dos atletas federados por escalão.
Os testes serão realizados aos atletas em articulação entre a Câmara e os clubes, por forma a permitir “uma retoma competitiva gradual”.
O município prevê que “durante os próximos dias serão testados cerca de 350 atletas de todo o concelho”.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.109.991 mortos no mundo, resultantes de mais de 147 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 16.965 pessoas dos 834.638 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Comentários