A informação consta do boletim de hoje daquela entidade, indicando que em São Miguel “todos os novos casos resultam de transmissão comunitária”, sendo quatro no concelho da Ribeira Grande, dois no concelho de Ponta Delgada, um no concelho de Vila Franca do Campo, cinco na Lagoa e um no Nordeste.

Na Terceira, o caso diagnosticado refere-se “a um viajante, alocado à freguesia de São Bento, do concelho de Angra do Heroísmo, não residente, com teste positivo ao sexto dia”, adianta ainda a Autoridade de Saúde açoriana, acrescentando que os novos casos são “decorrentes de 1.915 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região”.

Nas últimas 24 horas 27 pessoas recuperaram da doença, sendo 26 em São Miguel e uma na Terceira.

Permanecem internados nove doentes, sendo oito no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, com quatro doentes em Unidade de Cuidados Intensivos.

No Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira continua internado um doente em Unidade de Cuidados Intensivos.

Hoje a Região conta com 279 casos positivos ativos, sendo 263 em São Miguel, oito na Terceira, sete em Santa Maria e um nas Flores.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.786 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.355 pessoas e faleceram 31.

Com a recuperação de um doente na Terceira, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, a Autoridade de Saúde diz que se “extingue a cadeia de transmissão partilhada entre São Miguel e a Terceira.

Permanece, no entanto, “ativa uma cadeia de transmissão local na Terceira”, segundo a Autoridade de Saúde dos Açores.

Já “foram extintas até ao presente 199 cadeias de transmissão”, refere ainda o comunicado.

A ilha de São está em nível de Alto Risco de contágio, enquanto todos os concelhos das restantes oito ilhas estão em nível de Muito Baixo Risco.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.073.969 mortos no mundo, resultantes de mais de 144,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.